Reunião do ConCidades-Pr elege a Coordenação Executiva para Conferência Estadual 04/04/2024 - 13:15

A política de desenvolvimento urbano do Estado do Paraná esteve mais uma vez em pauta nesta quarta-feira (03) em Curitiba. Integrantes do Conselho estadual das Cidades (ConCidades-Pr), vinculado à Secretaria Estadual das Cidades (Secid-Pr), e integrantes da Comissão Preparatória da Conferência Estadual das Cidades estiveram reunidos para deliberar sobre os próximos passos no sentido de realizar a Conferência Estadual que irá debater junto à sociedade as pautas da política pública de desenvolvimento urbano nacional.

Além do debate em torno da construção da proposta de regimento interno, que foi aprovada pelos presentes, a eleição da Coordenação Executiva e das comissões responsáveis pela organização do evento compôs a agenda. Foram eleitos os membros de cinco comissões que têm como missão organizar os diversos setores da Conferência.

A Coordenação Executiva da Conferência também foi eleita e, pela primeira vez na história do ConCidades-Pr, um representante de organizações não-governamentais, o menor segmento em número de representantes dentro do Conselho, foi eleito para a coordenação-geral da Conferência. "É uma alegria, uma honra e uma responsabilidade muito grande ser escolhido pelos Conselheiros para coordenar a 7° Conferência Estadual das Cidades, em especial por representar o terceiro setor e ao mesmo tempo ser do interior do Estado nesta importante ferramenta de construção de política pública", declarou Ailton Lima, conselheiro do Segmento ONGs do Município de Cascavel.

De acordo com o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, a plena vigência dos Conselhos é uma das exigências prévias legais nos processos de liberação de recursos públicos para a realização de obras. “Estamos realizando muitas conversas e reuniões com os prefeitos para que fiquem atentos ao calendário das conferências municipais, estadual e nacional, lembrando sempre de manter atualizado seu conselho municipal. Os Conselhos Municipais auxiliam as Prefeituras a identificar demandas e a encaminhar propostas. Eles fazem a ligação entre as comunidades e o poder público”, enfatizou Pimentel.

O secretário executivo do ConCidades-Pr, Orlando Bonette, afirmou que toda estrutura do Conselho está à disposição dos municípios para sanar quaisquer dúvidas a fim de resgatar e fortalecer os Conselhos Municpais. “Nossos técnicos estão à disposição para auxiliar aos responsáveis pela atualização dos Conselhos nas cidades. Temos metodologia já aplicada e podemos ajudar. O objetivo é garantir a discussão de temas que são essenciais à vida de cada cidadão, e manter o diálogo aberto com a sociedade e lideranças de todos os municípios paranaenses”, assegura Bonette.

A Coordenação Executiva ficou assim formada: Coordenador Executivo: Ailton Lima – ONGs; Coordenador Adjunto: Samir Jorge - CREA PR; Coordenador Secretário: Osni Mendes - Poder Público Municipal; Suplentes: Inês Maria - Poder Público Estadual e Aguinaldo Junior - Movimentos sociais.

Na ocasião foram formadas também a Comissão de elaboração do Regimento interno; Comissão de Infraestrutura e logística; Comissão Recursal e de Validação; Comissão de Mobilização e articulação e Comissão de Metodologia e Sistematização.