ConCidades-Pr participa da 51ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Cidades, em Brasília 09/02/2024 - 14:45

Representando o Estado do Paraná, o secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-PR), Orlando Bonette; a secretária geral de Microrregiões de Água e Esgoto, Marcia de Oliveira de Amorim; a diretora de Desenvolvimento e Integração,  Roberta Guimarães; e o advogado da Secid, Gilmário Ferraz da Silveira, estiveram presentes entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, na sede do ministério das Cidades em Brasília – DF, na 51ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Cidades.
Na ocasião foram aprovadas pelo Conselho Nacional as conferências dos anos 2022 e 2023, além do calendário de reuniões ordinárias do Conselho Nacional e o regimento interno para a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades que acontecerá no mês de novembro. O regimento é orientador das conferências municipais que acontecerão até o mês de abril e também para a Estadual, a ser realizada até o mês de setembro.
Bonette destacou o reconhecimento e a validação dos trabalhos já realizados no Paraná em relação  as conferências municipais. Ao contrário do Conselho Nacional e de vários conselhos estaduais, o ConCidades-PR permaneceu ativo entre 2018 e 2022, atuando como órgão auxiliar das prefeituras na identificação de demandas e no encaminhamento de propostas, promovendo a ligação entre os segmentos da sociedade e o poder público. Ele ressaltou que o Paraná vai estar junto na coordenação da Conferência Nacional das Cidades e na Secretaria Executiva do Conselho Nacional. “O Paraná esteve presente na primeira reunião da comissão organizadora da conferência e garantiu um acento na Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Cidades”, afirmou Orlando Bonette.
COLEGIADO
Criado em 2004, o ConCidades é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades e tem por finalidade estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, bem como acompanhar a sua execução. Ele viabiliza o debate em torno da política urbana de forma continuada, respeitando a autonomia e as especificidades dos segmentos que o compõem, tais como: setor produtivo; organizações sociais; OnG’s; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; entidades sindicais; e órgãos governamentais.