Ratinho Junior traz novas ideias ao governo do Paraná 22/02/2013 - 17:17

Ao encerrar a reunião preparatória para a 5ª Conferência Estadual de Cidades, o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e também presidente do Concidades, Ratinho Junior, deixou claro que, apesar do pouco tempo, a equipe de trabalho da SEDU já está integrada e dando o melhor de si para os próximos desafios. “Todos já compreenderam que trouxemos novas ideias. E, independente de nossa cor partidária, origem e posição, temos de usar de bom senso. Antes de qualquer coisa, somos todos brasileiros e eu estou aqui como aliado para o bem de toda a nossa gente, do Paraná e do país. E sabemos que cada um de vocês, aqui, vai se esforçar ao máximo para fazer da 5ª Conferência Estadual das Cidades a melhor do Brasil, com a apresentação de bons projetos que priorizem as pessoas”, destacou Ratinho Junior.

O secretário da SEDU disse estar acostumado a ouvir o povo em suas necessidades. “Nós precisamos exercitar também a democracia participativa na administração pública”, resumiu. O representante dos Movimentos Sociais, Carlos Alberto Lima, realçou o interesse de Ratinho Junior em participar da reunião, apesar do aperto da agenda de trabalho. Ele também disse: “este Conselho deve consolidar o real já que se torna impossível o ideal”. José Borges, de Braganey, enfatizou a necessidade do atendimento prioritário aos municípios com apenas 50 mil habitantes. Já, Lindelma de Melo, se mostrou emocionada diante das palavras de Ratinho Junior.

“Pode ter certeza, secretário Ratinho Junior, o Paraná vai mostrar mais uma vez como se faz e que faz bem feito. Conselheiros e coordenadores não vão medir esforços para a realização desta 5ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para agosto, em Foz do Iguaçu”, enfatizou.

Na quarta-feira, 20, as câmaras técnicas e as conferências de sistematização e mobilização, que substituíram os grupos de trabalho para agilizar o andamento das discussões, puderam se reunir para as tomadas de decisões. Ainda na quinta-feira, houve consenso nas definições, que foram, antes, discutidas pela plenária. Agora as propostas serão encaminhadas à secretaria executiva do Concidades, para a organização da 5ª Conferência Estadual das Cidades, e aos órgãos responsáveis pelos temas de desenvolvimento urbano.

Os coordenadores da Comissão, Gilmário Ferraz da Silva (executivo) e Lyana Bacil (adjunta), com participação da Comissão Preparatória Estadual, composto por: Valdir Mestriner, Osni Basílio Mendes e Rosa Maria Moura, foram responsáveis pelo sucesso da condução da mesa-diretora.