Presidentes de Associações dos Municípios se mobilizam com Ratinho Junior para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, em agosto 19/02/2013 - 17:30

Com uma agenda lotada, o secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) e presidente do Conselho Estadual das Cidades e, agora, também superintendente do Paranacidade, Ratinho Junior, abriu na tarde desta terça-feira, 19, o encontro com os presidentes das 18 Associações dos Municípios do Paraná. O objetivo da reunião, que começou às 14 horas, no auditório da própria SEDU, é o de mobilizar os prefeitos, discutir, avaliar e avançar na preparação e no cronograma para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá de 13 a 15 de agosto, em Foz do Iguaçu. A discussão prossegue amanhã, quarta e quinta-feira, 20 e 21, já no Hotel Máster, na rua Francisco Torres, 285, no centro de Curitiba. “É de grande importância esta Conferência Estadual das Cidades para fortalecer a construção de uma política de desenvolvimento urbano ao longo dos anos. Autoridades e população podem, juntas, eleger as prioridades em cada município do Estado”, destacou Ratinho Junior.

O secretário ainda lembrou da urgência em mobilizar todos os prefeitos para que realizem as conferências municipais, como determina o Ministério das Cidades, que dá como prazo limite, de convocação ao evento, o dia 22 , sexta-feira. “Estamos correndo contra o tempo, mas conto com a competência e a boa vontade de todos”, enfatizou Ratinho Junior.

Todos os prefeitos presentes ao encontro receberam um kit elaborado pela equipe da SEDU, contendo as definições de atribuições; o Regimento Nacional (Resolução Normativa n° 14, de 06 de junho de 2012); o Regimento Estadual (Resolução Normativa n° 002, de 14 de dezembro de 2012); Decreto Estadual 6231, de 16 de outubro de 2012); a minuta decreto para a convocação das Conferências Municipais, um ofício, modelos do Decreto Municipal e do Regimento Municipal, a serem propostos a todos os Prefeitos, presidentes das Câmaras Legislativas, além das Associações de Municípios.

Eles também conheceram a logomarca da 5ª Conferência Estadual das Cidades e a melhor maneira de como agir. As orientações também já estão no site do CONCIDADES PR (www.com.cidades.pr.gov.br). Mas para que todos possam fazer melhor uso dessas ferramentas, há necessidade do apoio de um técnico de informática para acompanhar e executar todos os trabalhos da 5ª Conferência.

“O processo da Conferência deve ser respeitado pelos Estados e Municípios”, destacou Valdir Mestriner, coordenador da Comissão Estadual Preparatória para a 5ª Conferência Estadual das Cidades. O encontro prossegue amanhã, 20, às 9 horas, no Hotel Máster, na rua Francisco Torres, 285, no centro de Curitiba.