ConCidades promove 17° Reunião Ordinária 24/08/2012 - 15:40

O Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades) realizou, nos dias 22 e 23 de agosto, a 17ª Reunião Ordinária, abrigando as câmaras técnicas e os grupos de trabalho. Cada segmento pode, no primeiro dia, aprofundar as discussões dos diferentes temas que foram apresentados no dia seguinte. A abertura da reunião foi feita pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, que demonstrou a importância do conselho como instrumento cooperativo de apoio aos municípios.

Trabalhos - As câmaras técnicas do Concidades estão divididas em saneamento, habitação, planejamento e gestão do solo urbano e territorialidade, trânsito, transporte e mobilidade urbana. Já os grupos de trabalho são os da Copa 2014, capacitação, qualificação de conselheiros, prevenção e mediação de conflitos fundiários, regionalização e adequação do regimento.

“Nós sentimos o conselho em uma fase de maturidade. As posições das organizações e das pessoas presentes são muito fortes, com experiência. Há um respeito muito grande entre os conselheiros e para nós, como secretaria executiva, o objetivo é esse, de gerar propostas inovadoras e transformadoras”, afirma o secretário executivo do ConCidades, Eduardo Manoel Araújo.

O ConCindades, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), busca trazer as diretrizes da Conferência Nacional de Cidades para o estado, articulando de forma a atingir um desenvolvimento sistêmico nos diversos segmentos, como social, cultural, econômico e ambiental. A próxima reunião ordinária será nos dias 28 e 29 novembro.