Programa de Qualificação de Servidores Municipais

Promover a qualificação dos agentes públicos municipais, integrantes dos poderes legislativos e executivos, por meio de diversas estratégias, como: participação em eventos (seminários, congressos, mesas redondas e similares), cursos de curta, média e longa duração, estágios, intercâmbios e outras. Busca-se, em primeiro lugar, a formação de uma administração qualificada e apta a responder às necessidades atuais e futuras dos paranaenses. Além disso, pretende-se capacitar esses agentes para uma ação estratégica e empreendedora que possa contribuir com a melhoria dos indicadores socioeconômicos do Paraná, em especial, do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios – IDHM.

A clientela preferencial do Programa é composta pelos agentes públicos municipais(1).

Os agentes públicos estaduais deverão ser também motivo de atenção. Eventualmente, poderá ser ofertada qualificação às pessoas que atuem em segmentos de interesse público.

O nível de escolaridade dos servidores municipais segundo dados do MTE/RAIS de 2009 é a seguinte:

• 1.019 servidores analfabetos (0,38%);
  • 39.529 servidores com o ensino fundamental incompleto (14,57%);
  • 25.036 servidores com o ensino fundamental completo (9,26%);
  • 9.480 servidores com ensino médio incompleto (3,49%);
  • 85.887 servidores com ensino médio completo (31,66%);
  • 10.606 servidores com ensino superior incompleto (3,90%);
  • 97.460 servidores com ensino superior completo (35,92%);
  • 1.022  servidores com mestrado (0,37%);
  • 1.231 servidores com doutorado (0,45%).

271.270 é o número total de servidores.

(1) Para efeito desse Programa entende-se por agentes públicos municipais: servidores vinculados aos poderes executivo e legislativo, demais colaboradores das administrações direta e indireta das instâncias de qualquer um desses poderes, independente de seu vínculo empregatício.

O Programa deverá ser implementado a partir de seis eixos principais, quais sejam:

• Gestão de Organização, Sistemas e Métodos;
  • Gestão Orçamentária, Tributária, Contábil e Financeira;
  • Gestão do Território;
  • Gestão de Serviços Públicos;
  • Gestão Municipal ou de Políticas Públicas;
  • Apoio aos Legislativos Municipais.

Estes seis eixos deverão agrupar as seguintes temáticas ou enfoques:

a) GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

• Enfoques: Estrutura Administrativa e Regimento Interno, Recursos Humanos (Regime Jurídico, Estatuto do Servidor, Planos de Carreira, Normas para Concursos Públicos, Avaliação de Desempenho, Rotinas Trabalhistas, Previdência etc.), Protocolo e Arquivo, Arquivo Público, Compras (Licitação e Contratos, pregão eletrônico, almoxarifado etc.), Material e Patrimônio, Serviços Gerais (telefonia, limpeza, vigilância, reprografia etc.), Projetos (Elaboração, implantação, fiscalização e avaliação), Capacidade de Endividamento, Redação Oficial, Atos Normativos (projetos de lei, decretos, portarias), Técnica Legislativa, Cerimonial, Política de Informática (Softwares livres), entre outros.

b) GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, TRIBUTÁRIA, CONTÁBIL E FINANCEIRA

• Enfoques: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei do Orçamento Anual – LOA (elaboração e execução), Tributos (Impostos: IPTU, ISSQN, ITBI; Taxas: Poder de Polícia e Disponibilização de Serviços; Tributo Contribuição de Melhoria), Código Tributário, Planta Genérica de Valores, Contabilidade Pública, Tesouraria, Auditoria Interna, Fiscalização etc.

c) GESTÃO DO TERRITÓRIO

• Enfoques: Cartografia, Geoprocessamento, Cadastro Técnico Multifinalitário, Plano Diretor, Plano de Zoneamento Municipal, Legislação Urbanística, Fiscalização de obras e posturas, Legislação e Controles Ambientais.

d) GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

• Enfoques: Infra-estrutura urbana (arborização urbana e patrimônio natural, transporte coletivo, iluminação pública, drenagem, pavimentação de vias públicas, coleta e disposição de resíduos sólidos, manutenção de máquinas e equipamentos, cemitérios e serviços funerários etc.) e infra-estrutura comunitária (equipamentos sociais, abastecimento e outras).

e) GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

• Enfoques: ética e cidadania, questão de gênero, etnias, criança, adolescente, idoso, portadores de necessidades especiais, emprego, renda, alfabetização, habitação, cultura, educação, saúde, bibliotecas e outras.

f) APOIO AOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS

• Enfoques: ética e cidadania, gestão legislativa, elaboração de projetos de leis e outras.

Nota:O Programa deverá, além do atendimento às necessidades mais imediatas dos municípios, apoiar ações para a erradicação do analfabetismo e a elevação do nível de escolaridade dos servidores. Pretende-se, ainda, ofertar aprofundamento teórico aos níveis de pós-graduação lato e stricto sensu.Ressalta-se que os eixos e as temáticas apresentadas são indicativas, podendo ser modificadas de acordo com as necessidades verificadas durante a implementação do Programa.

Para a implementação do Programa, serão utilizadas todas as ferramentas disponíveis, como o Ensino a distância - EAD.para atingir, com qualidade, o maior número de participantes.

Desta forma, convênios com Instituições que disponham de Telessalas, serão firmados, como exemplo, poderemos dispor das 245 Telessalas, que a Universidades Federal do Paraná - UFPR, faz uso no Estado, através do Instituto Federal do Paraná. Conforme podemos observar no mapa abaixo e na lista de municípios que possuem

Telessalas já instaladas:

Mapa do Estado do Paraná com a indicação dos municípios onde existem Telessalas

Informações sobre Polos dos cursos

1. Diretrizes Gerais para Polos de Cursos
  2. Relação de Polos para Gestão Pública
  3. Como montar uma Tele Sala - Entrar em Contato com o Instituto Federal do Paraná - IFPR, pelo 0800-643-0007, opção 05 - Gestão de Polos.