Secretários vistoriam obras do Hospital de Colombo, que poderá fazer 400 cirurgias ao mês 17/03/2023 - 10:12

A construção do Hospital Geral de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, recebe investimentos de R$ 67,2 milhões e vai reforçar o atendimento no Município e Cidades vizinhas. Nesta quinta-feira, 16, os secretários estaduais da Saúde, César Neves, e das Cidades, Eduardo Pimentel, vistoriaram as obras. Do investimento total, R$ 20 milhões são do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SESA), e R$ 47,2 milhões de contrapartida do Município. A execução do projeto acontece por meio da Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades (SECID).

A nova unidade está em execução em uma área de 13 mil metros quadrados no Jardim Monza, na Rua Princesa Izabel. Com sua conclusão, o Hospital terá uma capacidade de até 400 cirurgias por mês, além de 126 leitos de internamento, sendo 10 de UTI adulto, 95 de enfermaria e 21 de enfermaria pediátrica, possibilitando internar, em sua capacidade plena, 1.127 pacientes por mês.

"Este é um Município com mais de 200 mil habitantes, o que valida ainda mais a importância desta obra. Estamos falando não apenas de uma unidade moderna, mas de uma verdadeira reestruturação na capacidade de atendimento à população de toda a Região. Este é mais um passo firme em direção ao principal norte atribuído a nós pelo governador Ratinho Junior: a Regionalização da Saúde", afirmou César Neves.

Para Pimentel, a construção da unidade Hospitalar representam um avanço para o futuro do Município. “Este Hospital irá tornar Colombo referência no atendimento à saúde, com fortalecimento não apenas para os cidadãos do Município, mas também do norte de Curitiba e de toda a Região. Um compromisso do governador Ratinho Junior e do que está saindo do papel”, avaliou.

O prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto, disse que a obra é esperada há muito tempo e que facilitará o atendimento dos moradores do Município. “Estamos com a obra acontecendo, inclusive adiantados em relação ao cronograma, mesmo com as chuvas. Há muito nosso Município aguarda por isso. Teremos um espaço de maior conforto para a nossa população, que não precisará se deslocar para Curitiba e outros centros em busca de procedimentos de saúde", afirmou.

Com a finalização da estrutura, estima-se que o Hospital terá capacidade para realizar cerca 15 mil exames por mês. Para isso, a obra prevê a construção de nove consultórios com atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, vascular, urologia, anestesiologia e nutrição ambulatorial. O atendimento deverá chegar a 7.204 consultas mensais. Além disso, a unidade contará com serviços de apoio laboratorial, raio-x, tomografia, ressonância, ultrassom, eletrocardiograma.

OUTROS INVESTIMENTOS – Pimentel esteve, ainda, no local da obra de pavimentação de 18.974,00 metros quadrados, também em execução em ruas do município, que inclui drenagem, meio-fio e sarjeta, revestimento, paisagismo, sinalização de trânsito, ensaios tecnológicos e placas de comunicação visual. O investimento é de R$ 5,3 milhões do Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades.

A melhoria, nos Bairros Jardim São Gabriel e Osasco, vai beneficiar diretamente os moradores das ruas Prefeito Pio Alberti, entre as ruas Odonis Bighi e André Nadolny (1.319,31 m de extensão), e da Rua Ludovico Kachel (entre André Nadolny e a Rotatória da Avenida São Gabriel (705,10 m de extensão). “É gratificante ver os projetos serem realizados e sempre voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Além desses recursos, a operação junto à Secretaria das Cidades, desde janeiro de 2019, permitiu à Prefeitura de Colombo executar outras 14 obras, a adquirir veículos e equipamentos rodoviários e a realizar o Plano de Mobilidade Urbana.

Somados, esses projetos representam a destinação de R$ 66 milhões pelo Programa de Transferência Voluntária e por operações de crédito, com análise técnica e fiscalização sob a responsabilidade do Serviço Social Autônomo Paranacidade. Desse conjunto de ações, oito já foram concluídas, cinco estão em execução, uma em projeto licitatório, três em análise e duas estão em elaboração pelo Município.

(C/ AI SESA)