Secretário da SEDU se reúne com 22 prefeitos da AMEPAR em Londrina 10/09/2021 - 15:41

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, participou na manhã desta sexta-feira, 10, da Reunião Ordinária da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema – AMEPAR -, em Londrina. Ele foi recebido pelo presidente Sérgio Onofre da Silva, prefeito de Arapongas, e pelos demais integrantes, que somam 22 Municípios da Região, com diversidade econômica, sendo fortes no setor de serviços, agropecuária, industrialização e, ainda, abriga o 2º Polo da Indústria Moveleira do País, com destaque para Arapongas.

“A Pandemia da COVID-19 nos afastou, mas a tecnologia que desenvolvemos permitiu que sempre ficássemos próximos. Facilitamos os serviços, a comunicação, o entendimento pelo Portal dos Municípios, pelo SEDU/Paranacidade Interativo e por outras ferramentas que resultaram em economia de tempo e de recursos para todos. A Casa dos prefeitos sempre será a SEDU e, também o Serviço Social Autônomo – Paranacidade. Todos são sempre bem-vindos”, enfatizou Ortega.

O presidente da AMEPAR destacou os serviços prestados pelo Governo de Carlos Massa Ratinho Junior, por meio da SEDU. “Vocês são nossos parceiros, amigos e sempre atendem as demandas da população”, declarou o prefeito. Ele ainda sugeriu que os demais prefeitos aproveitassem o momento para pedirem a elucidação de qualquer problema, caso o tivessem. Ortega lembrou que essa parceria se fortalece por meio do atendimento das demandas da população, levadas até à SEDU pelos prefeitos dos 22 Municípios da Região.

Ortega destacou o total de investimentos realizados no Governo de Ratinho Junior, pela SEDU. “Foi um total de R$ 112.843.481,09, em 185 ações diferentes. Só em Transferência Voluntária da SEDU foram R$ 19.679.618,37, em 61 ações diversas para 20 Municípios. Já pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, o SFM, 11 Municípios foram atendidos em 32 ações, com investimentos de R$ 30.005.587,13. E apenas em pavimentação foram investidos mais de R$ 60,3 milhões, em 49 ações, que somam um total de 90,25 km na Região”, disse Ortega.

Mas na Região da AMEPAR houve outros investimentos. São 16 unidades de Meu Campinho, com recursos de mais de R$ 4,2 milhões. Com recursos de mais de R$ 15,5 milhões foram erguidos 31 edifícios como Escolas Municipais, Quadras de Esportes, Complexo Esportivo, seis Paços Municipais, reformas em Ginásios de Esportes, Creches e Escolas Municipais e outras.

Para melhorar o Parque de Máquinas, foram comprados 104 Veículos e Equipamentos Rodoviários e Agrícolas, com investimento de mais de R$27,7 milhões. Mais de R$ 2,6 milhões resultaram em cinco Praças para o lazer da população. E para garantir a segurança de todos, o embelezamento e a valorização do patrimônio público e particular foram investidos mais R$ 694 mil em iluminação pública.

Junto com Ortega, nessa Reunião da AMEPAR, estavam o superintendente executivo do Paranacidade, Alvaro Cabrini, e o chefe de gabinete da SEDU, Fhelipe Cavalheiro.  A Agenda de Trabalho terá mais atividades no decorrer do dia.

Eis os 22 Municípios integrantes da AMEPAR e seus respectivos prefeitos:

Alvorada do Sul,  Marcos Antonio Voltarelli;

Rolândia, Aílton Aparecido Maistro;

Sabáudia, Moisés Soares Ribeiro;

Sertanópolis, Ana Ruth Secco;

Tamarana, Luzia Harue Suzukawa.