Rio Branco do Sul recebe R$ 3 milhões do Governo do Estado para revitalizar Vias Urbanas 18/10/2023 - 15:58

A Prefeitura de Rio Branco do Sul, cidade de 37.558 habitantes, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), já tem o cronograma para iniciar o Projeto de Urbanização com a implantação de calçadas na Região Central. Os recursos que viabilizam a obra foram liberados pelo Governo do Estado, via Secretaria das Cidades. São R$ 3.082.630,65, do Programa de Transferência Voluntária, os quais não precisam ser devolvidos ao Tesouro do Estado.

“Outra boa iniciativa que recebe o apoio do Governo Estadual. Calçadas com paisagismo, rampas de acessibilidade e espaços para caminhar e de estacionamento beneficiam os pedestres, os motoristas e estimulam o comércio local. Mais uma vez, em atenção às diretrizes do governador Ratinho Junior, aprovamos uma ação para levar mais qualidade de vida aos cidadãos, desta vez para revitalizar Ruas importantes em Rio Branco do Sul”, enfatizou o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

A intervenção garantirá a transformação em 25.195,07 m² nas seguintes vias: Avenida Vereador Santana Derson Costa (entre a Avenida Ermírio de Moraes e a Rua Coronel Carlos Pioli); Coronel Carlos Pioli (entre a Avenida Vereador Santana Derson Costa e a Rua Domingos de Faria); Domingos de Faria (entre Coronel Carlos Pioli  e Borges de Medeiros); Rua Padre Ribeiro (entre Coronel Carlos Pioli e Sete de Setembro) e na Sete de Setembro (entre Padre Ribeiro e Domingos Alessandro Nodari).

OUTRAS AÇÕES – O apoio do Governo do Estado ao Município é amplo. Outros três projetos estão em andamento, todos de pavimentação, que somados chegam a R$ 5.895.409,21. Dois deles, em execução, também são feitos com recursos do Programa de Transferência Voluntária. O primeiro, no valor de R$ 1.481.448,43, leva 4.486,40 m² de asfalto a Vias da Vila Albarana e inclui serviços de terraplenagem, implantação de drenagem, base e sub-base, meio-fio e sarjeta, do revestimento, paisagismo e sinalização de trânsito.

O segundo, também na Vila Albarana, leva asfalto novo para 3.560,16 m² (580 metros lineares) da Rua Alceu Schmidt, entre Gaivotas e Brasil. O investimento é de R$ 1.263.678,21 e a obra já está 47% executada.

O terceiro projeto vai levar pavimentação a Ruas dos Bairros Vila Costa, Mina de Ferro e Santaria, com a destinação de R$ 3.150.282,57, do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), e deverá ser iniciado nos próximos dias.