Recursos liberados pelo Estado beneficiam Maria Helena, Cidade Gaúcha e Ourizona 24/03/2023 - 10:55

Mais três municípios de pequeno porte receberam nesta terça-feira (21) recursos do Governo do Estado para projetos de desenvolvimento urbano, que, somados, chegam a R$ 2.949.897,31. O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, assinou editais de homologação para obras em Maria Helena, Cidade Gaúcha e Ourizona, todas da região Noroeste. Os documentos foram entregues no gabinete da Secretaria das Cidades, em Curitiba, aos respectivos prefeitos Marlon Marques, Henrique Domingues e Manoel Rodrigo Amado.

“Assinei, em nome do governador Ratinho Junior, projetos importantes para ajudar no desenvolvimento nos municípios, mas principalmente para melhorar a qualidade de vida das suas populações”, afirmou Pimentel.

MARIA HELENA – Com 5.634 habitantes (IBGE, 2020), o município recebeu R$ 1.566.360,51 para a substituição das atuais luminárias, a vapor de sódio, por sistemas com tecnologia LED. Os recursos, do Sistema de Financiamento de Ações Municipais (SFM), são suficientes para fazer a troca dos equipamentos em todas as ruas da cidade. “Hoje, a cidade está com 80% da sua iluminação pública de forma bem precária e, agora, vamos fazer essa linda obra muito importante para toda a população”, disse Marlon Marques.

As novas luminárias serão implantadas nas seguintes vias: Avenida da República e ruas Adalberto Girroto, Anchieta, Bandeirantes, Bela Aliança, Bom Sucesso, Campo Mourão, Cerro Azul, Cuiabá, da Consolação, Espírito Santo, Formosa, Glória, Guaíra, Guajovira, Guarapuava, Guarita, Iguatemi, Ipê, Ipiranga, Marialva, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Olímpia, Onélia Beltrame Cabreli, Piauí, Piedade, Pinheiro, Piquiri, Progresso, Riachuelo, Rio de Janeiro, Rolândia, Roraima, São Martinho, Santa Efigênia, São Paulo, Tarumã, Tibagi, Tietê, Tiradentes, Vinte e Cinco de Julho e Voluntário da Pátria.

CIDADE GAÚCHA – O Edital de Homologação entregue ao município com 12.797 habitantes (IBGE, 2020), no valor de R$ 835.823,65, viabiliza obra de revitalização de vias urbanas do município, com o recapeamento asfáltico de 9.907,89 m², com a execução de serviços preliminares, e a implantação do revestimento, serviços de urbanização e sinalização de trânsito. Do total autorizado, R$ 794.032,47 são pelo Programa de Transferência Voluntária da Secretaria e R$ 41.791,18 correspondem à contrapartida municipal.

“Com tanta chuva nos últimos meses, o asfalto ficou muito deteriorado. Com o apoio do Governo do Estado, esse recurso aparece em boa hora para deixar a cidade muito mais segura, bonita e com boas condições de deslocamento”, disse Henrique Domingues.

As benfeitorias serão feitas nas ruas Juscelino Kubitschek de Oliveira (entre Duque de Caxias e 25 de Julho); Firmino Vieira de Oliveira e Torquato da Luz Barbosa; Ramiro Barcelos e Saldanha da Gama; Assis Brasil e Bagé, e entre a Avenida Farroupilha e a Rua Benjamin Moro); na Rua 25 de Julho (entre Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Avenida Comendador Gentil Geraldi); Saldanha da Gama (entre a Avenida Antonio Tormena e a Rua Mario Ribeiro Borges) e Milton Heinz (entre Corte Real e a Piratinin).

OURIZONA – Com 3.425 habitantes (IBGE, 2020) Ourizona, que também faz parte da Região Metropolitana de Maringá, recebeu Edital de Homologação no valor de R$ 547.713,15, do Programa de Transferência Voluntária, para reforma em área de 787,68 m², no cemitério municipal. “Com essas melhorias, as famílias terão mais conforto para enfrentar seus momentos difíceis. É uma demanda da comunidade local que precisava ser atendida”, disse o prefeito Manoel Rodrigo Amado.

O projeto prevê a implantação de cruzeiro, portal, ossário, salão principal, copa, sanitários e depósito. A obra inclui os serviços preliminares e administração da obra, movimento de terra, drenagem e águas pluviais, fundações, estruturas, alvenaria, divisórias, muros e fechos, cobertura, esquadrias, acessórios, vidros e espelhos, instalações elétricas, de telefonia e hidrossanitárias, sistemas de proteção e ventilação, equipamentos de prevenção a incêndio, revestimentos de paredes e pisos, impermeabilizações, pinturas e argamassas, pavimentação e calcamento; paisagismo e equipamentos externos.