Programa Meu Campinho, inclui, transforma, cresce e vai ganhar autonomia 30/06/2022 - 16:56

Em 2014, anos antes de assumir o Governo do Paraná, o então secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Carlos Massa Ratinho Junior, trouxe da Alemanha o modelo do Programa Meu Campinho. O objetivo era barrar o avanço das drogas entre adolescentes e crianças, oferecer alternativas de um novo futuro para todos, e livrá-los dos riscos das ruas. Apenas neste Governo, o Paraná já conta com mais 299 unidades de Meu Campinho e Módulos. Neste período, de 2019 até hoje, o investimento foi de R$ 94.983.602,31. De lá para cá, os relatos emocionam. “Trata-se de um Programa agregador, resgata os valores da família, é sustentável, transformador e referência ao entorno de onde é instalado”, assegura o arquiteto Helio Marzalek Junior, autor e gestor do Programa idealizado por Ratinho Junior e criado pelo arquiteto Giancarlo Rocco. E eles não param por aí. Há muitas transformações e melhorias em estudos. “Os prefeitos vão poder contar com Projetos mais Tecnológicos, como o uso de energia fotovoltaica para dar autonomia aos Meu Campinho”, adianta o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi.

NOVIDADES - “Já estão prontas algumas novidades, como os Projetos do Parque de Lazer Canino, o PARCÃO, e de Pistas de Skate, para ajudar a formar novos campeões, nas Olimpíadas”, enfatiza a superintendente executiva do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à SEDU, Camila Mileke Scucato.  E há mais. Ela revela o Projeto com Módulo Aquático para ser implantado em Regiões mais quentes e que servirão para refrescar as pessoas que lá praticam esportes. Ainda as Canchas de Beach Volei, as de Bochas – cobertas e ao ar livre -, para uso dos cidadãos.

Para Marzalek, o programa Meu Campinho tem a marca do sucesso. “Está respaldado na visão do excelente resultado. Não é à toa, que alguns Municípios já cobriram os espaços com Meu Campinho. O melhor desses exemplos é Maringá, que neste período implantou mais 20 unidades. Todas com absoluto sucesso”, destaca.

O arquiteto explica que essas transformações decorrem da observação que ele faz sobre a infância. Assim, ele percebe as necessidades e demandas. “E, aos poucos, eu busco soluções e melhoria aos seus próprios Projetos, ampliando os atrativos e oferecendo à população todo o bem que ela merece”, assegura.

INCLUSÃO SOCIAL - “O Programa Meu Campinho nasceu como um Projeto de inclusão social. Trouxemos a ideia da Alemanha e lá eles usam grama sintética, a mesma que as nossas crianças pisam aqui, no período de contraturno das Escolas, sem qualquer prejuízo à educação”, diz sempre o governador. Assim, o Programa beneficia, em especial, jovens e adolescentes, de bairros carentes e é instalado, preferencialmente próximo a Escolas.

“Nossa missão é trabalhar para transformar a vida nos Municípios e oferecer resultados positivos a todos os paranaenses, sem deixar ninguém para trás”, enfatiza Zucchi.

Além do campo de futebol com grama sintética, os ‘Meu Campinho’, contam também com alambrados, sanitários masculino, feminino e para deficientes físicos. Além disso, há iluminação e um local para guardar equipamentos. Também há uma oferta maior no número de aparelhos para ginástica, tanto para crianças, como adultos e idosos. O que permite a reunião de todas as pessoas da família, no mesmo local de lazer.

RECURSOS – Neste Governo foram implantados mais 299 unidades de Meu Campinho e Módulos. O investimento foi de R$ 94.983.602,31. Deste total, R$ 68.951.871.03 foram por Transferência Voluntária da SEDU, a fundo perdido. Pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) foram R$ 11.929.676,22. E, somadas, as Contrapartidas Municipais foram de R$ 14.102.055,06, para um total de mais 167 Municípios do Paraná.

O prefeito interessado em implantar uma unidade de Meu Campinho em seu Município pode solicitar, na SEDU, o Projeto e investimentos. Os recursos podem ser via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) ou por Transferência Voluntária da SEDU, a fundo perdido, sem a necessidade de devolução da verba.

O primeiro Meu Campinho foi inaugurado em 2015, em Serranópolis do Iguaçu, na Região Oeste do Paraná. De 2019 para cá, são mais 226 Campinhos de Grama e mais 73 Módulos, que somam um total de 299 unidades. O que significa que esse número é muito maior.

Os municípios beneficiados com o Programa  'Meu Campinho', em todo o Paraná, de 2019 até os dias de hoje:

Almirante Tamandaré - 2,
Alto Paraíso - 1,