Prefeitos irão discutir PDUI da Região Metropolitana de Cascavel 05/10/2022 - 16:16

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) realiza no próximo dia 11 (terça-feira), na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a partir das 14 horas, a Reunião de Contextualização da Região Metropolitana de Cascavel do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). O evento reunirá todos os prefeitos da região. Esse debate vai orientar o recorte territorial da Região Metropolitana de Cascavel.

É uma nova etapa do PDUI. Na anterior participaram os técnicos municipais ligados a infraestrutura, planejamento e administração. O objetivo principal é discutir a participação dos municípios atualmente integrantes da Região Metropolitana de Cascavel (lei de 2015) no contexto da nova formatação para a região. O PDUI terá como base estudos técnicos e pretende aproximar as gestões municipais em torno de um planejamento territorialmente abrangente.

O PDUI é um instrumento definido pelo Estatuto da Metrópole. Ele estabelece as ações prioritárias para a promoção do desenvolvimento dos municípios de forma integrada, define critérios para a formação da instituição que será responsável pela governança interfederativa e aponta os processos de gestão que devem ser seguidos.

A elaboração do PDUI será feita em seis etapas. A atual consiste na apresentação do plano de trabalho. As fases seguintes têm como metas a determinação do recorte metropolitano (2ª Etapa), a elaboração do diagnóstico, diretrizes e propostas setoriais prioritárias (3ª Etapa), a definição dos processos referentes às Funções Públicas de Interesse Comuns (4ª Etapa), definição do Modelo de Governança Interfederativa (5ª Etapa) e elaboração do relatório final com a consolidação das propostas (6ª Etapa). O PDUI também passará por análise dos deputados estaduais.

“A participação e o apoio institucional de todos os prefeitos e técnicos da região são fundamentais para garantir o melhor entendimento para a Região Metropolitana de Cascavel”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi. "Estamos desenvolvendo modelos similares em Londrina e Maringá e o objetivo é tornar o Paraná ainda mais forte, capaz de trabalhar de maneira ainda mais organizada e assertiva".