Pranchita recebe R$ 3,1 milhões do Estado para construção de Centro Comunitário 28/03/2023 - 17:39

Os moradores de Pranchita, no Sudoeste do Paraná, vão poder usufruir de um Centro Comunitário, espaço para reuniões, debates e outros atos de participação popular. O novo equipamento será instalado no Parque de Exposição. O investimento é de R$ 3,17 milhões e será feito com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid).

A liberação da verba foi formalizada nesta terça-feira (28) pelo secretário Eduardo Pimentel. “Temos como missão investir diretamente nos municípios e a orientação do governador Ratinho Junior é para que os recursos cheguem rápido em todos os municípios do Paraná. No caso de Pranchita, vão fortalecer as ações comunitárias", disse Pimentel. "A sociedade vai poder se reunir no futuro Centro Comunitário para as mais diversas ações”.

O edital de homologação, encaminhado à prefeitura, permitirá a contratação imediata da empresa que será responsável execução da obra, que terá 1.280,82 metros quadrados e inclui anfiteatro e restaurante. Do montante autorizado, R$ 2 milhões são do Tesouro do Estado, pelo programa de transferência voluntária da Secretaria das Cidades, não reembolsáveis. O restante, R$ 1,17 milhão, é do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM).

MAIS AÇÕES – A parceria entre o Estado e Prefeitura de Pranchita viabiliza, além do Centro Comunitário, outras seis ações que, somadas, chegam a R$ 5,61 milhões. Três desses projetos são de pavimentação, todos com recursos do Estado. Um deles abrange trechos das ruas Tocantins e Barão do Rio Branco e das Avenidas Capibaribe e Rio Claro, no valor de R$ 2,1 milhões. A obra está 90% executada.

Outro projeto, no valor de R$ 223,45 mil, é de pavimentação asfáltica sobre pedras irregulares em parte da Rua Tancredo Neves. O terceiro projeto é o recape asfáltico em CBUQ de 12.982 metros quadrados da Rua Amazonas, da BR-163 até a ponte do Rio Pranchita. O valor é de R$ 1,11 milhão.

As outras liberações viabilizam, ainda, a construção, já contratada, de Barracão para Exposições (R$ 1,09 milhões, pelo SFM), a ampliação e reforma do Centro de Convivência do Bairro São Jorge, em execução, com o investimento de R$ 357,39 mil, a fundo perdido, e a aquisição de equipamentos rodoviários, no valor de R$ 720 mil.