Ponte dos Valadares, esperada há décadas, terá obras iniciadas ainda neste ano 06/10/2022 - 15:39

A nova Ponte que liga o Continente, no Centro histórico do Município de Paranaguá, à comunidade da Ilha dos Valadares, no Litoral do Estado, terá início ainda neste ano. É o que anuncia o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), Augustinho Zucchi, após ser concretizada a Licença de Instalação (LI), emitida pelo Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT).

Augustinho Zucchi ainda destacou que, em abril deste ano, data do anúncio dessa obra pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, ele pôde sentir o que a nova Ponte significa para os moradores da Ilha. “Essas pessoas que serão atendidas, pela obra, sempre tiveram problemas pela demora na travessia até a cidade, principalmente, com o atendimento à saúde. A obra atende a uma reivindicação de décadas dos moradores e o governador foi muito feliz em tirar do papel esse projeto aguardado há muitos anos”, destacou o secretário ao lembrar que a licitação pública foi aberta a empresas de todo o País.

540 DIAS - O edital com o projeto executivo foi desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. De acordo com o documento, o prazo de execução da obra é de 540 dias, com valor total do investimento em pouco mais de R$ 13,4 milhões. Desse total, R$ 11,8 milhões são garantidos pelo Estado e o restante é Contrapartida do Município.

Com a licença em mãos, a Prefeitura de Paranaguá também garantiu a assinatura do documento, no início deste mês, que autoriza o início das obras. Além do secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi, o documento também foi assinado pelo secretário Desenvolvimento Sustentável e do Turismo SEDEST), Everton Souza; e pelo representante da Construtora Serra da Prata Ltda., empresa que venceu a licitação pública.

De acordo com o secretário Everton Souza, esta é mais uma obra que sai do papel para garantir o desenvolvimento do Litoral. “A intenção do governo é atender aos Municípios do Litoral, com todas essas demandas de infraestrutura”, destacou, ao citar outras obras fundamentais, como a Recuperação da Orla de Matinhos e da Ponte de Guaratuba.

LIGAÇÃO - São cerca de 30 mil moradores na Ilha dos Valadares. De acordo com o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, a Ponte vai garantir o direito de ir e vir dessa população. “Muitos não acreditavam, mas a realidade chegou. Foi um grande esforço de todos os técnicos da Prefeitura e do Estado para a análise dessa Licença Ambiental e, agora teremos essa importante obra”, disse.

SOBRE A PONTE - A Passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto foi construída na década de 1990, com largura de 2,55 metros, sendo o único acesso terrestre que ligava a parte Continental de Paranaguá à Ilha dos Valadares. Em maio de 2003, a Prefeitura realizou a ampliação lateral da passarela em mais de 4 metros.

Em 2018, as estacas de fundação ganharam reforço e em 2020, foi necessária outra obra para o reforço estrutural das lajes do tabuleiro e das vigas longarinas com fibras de carbono. As novas obras que serão iniciadas, ainda neste ano, são de revitalização e ampliação da passarela, com a restauração completa da Ponte.

A nova Ponte, de concreto armado, irá transformar  a vida dos moradores e a realidade de ligação entre o Continente e a Ilha dos Valadares. A atual passarela, exclusiva para travessia de pedestres e ciclistas, poderá também ser usada por veículos automotores.

Os investimentos preveem serviços preliminares, base, revestimento, serviços de urbanização, sinalização de trânsito, iluminação pública, drenagem, ensaios tecnológicos e placa de comunicação visual, além de recape asfáltico de vias urbanas, nos bairros Parque Agari e Estradinha.

(C/ SEDEST)