Paraná vence desafios e se propõe a cumprir metas antes de datas previstas 21/03/2024 - 14:42

Os desafios para o futuro das 399 Cidades Inteligentes e Sustentáveis foram discutidos em uma Roda de Conversa, onde foram mostradas ações e instrumentos que apoiam e impulsionam o desenvolvimento harmônico dos Municípios do Paraná. O ato aconteceu nesta quarta-feira, 20, em Curitiba, no Encontro de Municípios Paranaenses (EMUPAR), promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), com a participação de representantes da Secretaria das Cidades (SECID) e suas vinculadas.

Na plateia, prefeitos de todo o Paraná e de outros 15 Estados, mais secretários e presidentes de órgãos estaduais. E mais, ainda, o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o diretor-geral da Itapu Binacional, Ênio Verri, além de outras autoridades do Governo Federal, como a deputada Gleisi Hoffmann. Eles fizeram relatos sobre o atual Governo Federal. Alckmin lembrou que o Século XXI é o das Cidades. “Logo, toda a importância aos Municípios!” – conclamou.

EQUIPE COESA E FORTE - Pela Secretaria de Estado das Cidades e seus órgãos vinculados, falaram a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, e o analista de Desenvolvimento Municipal, Geraldo Luiz Farias, que representou o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel. Ainda, pela Companhia Paranaense de Habitação (COHAPAR), o seu presidente, Jorge Lange; pela Agência de Assuntos Metropolitanos (AMEP), o seu diretor presidente, Gilson Santos; e, ainda, a secretária-geral das Microrregiões de Saneamento Básico, advogada Márcia Oliveira de Amorim.

Todos falaram sobre o aprimoramento da gestão pública, com ações e instrumentos que apoiam e impulsionam a desenvolvimento dos 399 municípios do Paraná. Entre os destaques, Camila citou ações como os Programas Asfalto Novo, Vida Nova e os investimentos a fundo perdido que são feitos nos Municípios do Paraná. “A cada R$ 1,00 aplicado em desenvolvimento urbano gera R$ 2,63 no salário dos trabalhadores e R$ 0,68 em impostos. Assim, 46 novos empregos são gerados a cada R$ 1 milhão investido.

TRANSFORMAÇÕES - “São valores que ajudam a transformar as Cidades e a vida dos paranaenses”, destacou Camila. Ela ainda citou a importância que se dá aos Planos Diretores Municipais (PDM), com apoio técnico e com empréstimos necessários e de fácil restituição. Além da participação efetiva da população em Audiências Públicas e aprovação na Câmara dos Vereadores. No Paraná, apenas um Município ainda não conta com PDM. “Mas já está em implantação”, garante.

Por sua vez, Geraldo lembrou o que defende o secretário Eduardo Pimentel: “estamos ajudando a criar Cidades Sustentáveis e Igualitárias nos 399 Municípios do Paraná”. Por sua vez, Lange falou sobre as vantagens e benefícios à população, trazidos pelos Programas Habitacionais, como o Casa Fácil Paraná; os Condomínios de Idosos e tantos outros, incentivados pelo próprio governador Ratinho Junior.

Gilson Santos destacou os últimos Programas, como os que permitem passagens de ônibus de graça às pessoas que procuram empregos. “Trata-se do aprimoramento da gestão pública”, destacou Gilson.

ARROJO E CONFIANÇA - Já, a secretária-geral das Microrregiões de Saneamento Básico, Márcia Oliveira de Amorim, mencionou a posição do Paraná no Ranking de Saneamento, que mostra Maringá como a melhor do País, além de Cascavel e Ponta Grossa, entre as 10 primeiras.

O trabalho que se realiza no Paraná tem servido de modelo aos demais Estados do País. O Marco Regulatório do Saneamento exige que as metas sejam cumpridas até 2033. “Mas, como o Paraná está a frente, o nosso governador Ratinho Junior é tão arrojado e confiante, que ele quer que essas metas sejam atingidas até 2027. Ou seja, seis anos antes. E é o que faremos!”, garantiu Marcia.