Para melhorar mobilidade urbana, Estado libera novos recursos para Moreira Sales e Farol 20/06/2023 - 09:54

Os Municípios de Moreira Sales e Farol, na Região Centro-Oeste do Estado, receberam nesta segunda-feira, 19, recursos do Governo do Estado para obras que melhoram a mobilidade. Os editais, somados, chegam a R$ 1.776.490.46 e foram entregues aos prefeitos dos Municípios pelo secretário de Estado das Cidades (SECID), Eduardo Pimentel.

“Essas liberações demonstram as ações do Governo do Estado para melhorar a vida das pessoas, seguindo a recomendação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e a principal missão da Secretaria das Cidades, em investimentos em infraestrutura que auxiliam na segurança viária, asseguram tranquilidade e ampliam o comércio local”, afirmou Pimentel.

A Prefeitura de Moreira Sales recebeu um edital no valor de R$ 460.083,16 que autoriza licitação de pavimentação em Vias Urbanas. Deste total, R$ 400 mil via SECID por Transferência Voluntária e o restante em  Contrapartida do Município. De acordo com o prefeito Rafael Brito do Prado, são recursos a fundo perdido que vão ser aplicados em pavimentação asfáltica no Conjunto Habitacional COHAPAR.  “Convênio muito importante, que vai dar oportunidade de entrega das obras do Conjunto Habitacional e a realização do sonho de 29 famílias que irão receber a casa própria”, comemorou.

Já o Município de Farol vai iniciar a licitação para a pavimentação de vias urbanas. O prefeito Oclecio de Freitas Meneses recebeu autorização através de dois editais. Um no valor de R$ 1.197.109,71 e outro no valor de R$ 119.297,59. O total a ser investido, somados os dois editais, é de R$ 1.316.407,30 do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

Serão asfaltadas as Ruas Rio Grande do Sul, entre Rua Mato Grosso e Rua Alagoas; Rio Grande do Sul, entre Alagoas e Curitiba; Rio Grande do Sul, entre Curitiba e Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais; Rio Grande do Sul, entre Minas Gerais e Sergipe; Mato Grosso, entre Rio Grande do Sul e Elias Semiguem; Alagoas, Rio Grande do Sul e Elias Semiguem; Curitiba, entre Rua Rio Grande do Sul e Rua Elias Semiguem; Rua Rio de Janeiro, entre Rio Grande do Sul e Elias Semiguem; Minas Gerais, entre Rio Grande do Sul e Elias Semiguem; Maranhão, Rio Grande do Sul e Elias Semiguem; Goiás, entre Sergipe e Minas Gerais; Goiás, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

De acordo com o prefeito, os recursos atendem uma reivindicação antiga da população. “São várias Vias que serão atendidas. Todo Município será beneficiado com este investimento que vem comprovar a gestão municipalista do governador Ratinho Junior”, afirmou.

MAIS INVESTIMENTOS – Outros recursos já foram liberados nos dois Municípios. Em Moreira Sales está em execução a reforma no Ginásio de Esportes, com investimento de R$ 127.662,24, via Transferência Voluntária, além de mais R$ 629.838,16 também por Transferência Voluntária em investimentos de urbanização e calçadas, com 25% das obras já executadas.

No Município de Farol, está em execução, com 9% concluídos, a obra do Paço Municipal, com investimento de R$ 2.938.674,72 por Transferência Voluntária. Farol também recebeu recentemente autorização para licitação no valor de R$ 1.373.687,45, a fundo perdido, para construção de Praça Pública.