PDUI da Região Metropolitana de Londrina avança para etapa da adesão dos Municípios 06/10/2021 - 17:34

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, deu início, nesta quarta-feira, 06, a mais uma etapa na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana PDUI, de Londrina, com a apresentação do conteúdo da Carta de Adesão dos Municípios. O encontro, virtual, contou com a participação de prefeitos, secretários e técnicos municipais, além de diretores e técnicos da SEDU e do Serviço Social Autônomo Paranacidade. “Sabemos que há questões importantes para todos os Municípios, com respeito à realidade de cada um, suas demandas e prioridades. Precisamos, por isso, da participação efetiva dos prefeitos”, disse Ortega, em relação implantação de um modelo de gestão da Região Metropolitana, de acordo com o Estatuto da Metrópole e que complemente as ações do Governo do Estado na promoção do desenvolvimento urbano. As Prefeituras têm cinco dias úteis para manifestarem sobre a adesão.

Para o superintendente executivo do PARANACIDADE, Álvaro Cabrini, o principal desse processo de preparação do PDUI é chegar à instituição do ente interfederativo que será responsável pela gestão do planejamento regional. “Em uma Região Metropolitana, não há como pensar em um Município isoladamente. Uma decisão sobre uma área industrial, por exemplo, interessa não apenas ao Município onde as indústrias funcionarão. Há a questões como a mobilidade, moradia, a estruturas de saúde, segurança e educação. E todas precisam ser observadas”, afirmou. Exemplo disso foi apresentado por Willian Piva, representante do Município de Jataizinho. “Somos um Município vizinho de Londrina e registramos três mil passagens diárias com destino a Londrina. Para a cidade grande, esse número pode até passar despercebido, mas representa um grande impacto para o nosso município que tem 12 mil habitantes”, falou.

CORRIGE ERROS -Para o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, esta é uma oportunidade de “corrigir um erro histórico. No passado, em busca da integração do transporte ou da redução de tarifas de telefonia, muitos Municípios aderiram a Regiões Metropolitanas. Agora, teremos a unicidade de planejamento para desenvolver integralmente as cidades e a nossa Região”. Acrescentou que “não será uma adesão automática, mas com discussão, com propostas e com a revisão de conceitos. Saúde, transporte urbano e o sistema viário são assuntos para definir o sucesso da integração dos Municípios”.

O representante do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina e do prefeito Marcelo Belinati, destacou “a qualidade do trabalho em andamento em busca da integração dos planejamentos das cidades que compõem a Região” realizado pela Consultoria URBTEC, por decisão da SEDU e apoio técnico do Paranacidade. “É uma oportunidade histórica. Estamos próximo de chegar a uma integração concreta e fazer o alinhamento de toda a Região Metropolitana e de termos a gestão do planejamento regional”, acrescentou.

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre da Silva, lembrou que “esta é a primeira vez na Região que um corpo técnico discute a Região Metropolitana” e defendeu a necessidade de superar o que chamou de bairrismo “e trazer o desenvolvimento para a Região Metropolitana como um todo. Tem projetos que precisam ser feitos com a participação dos Municípios. É um fortalecimento da Região”, afirmou.