Obras do Asfalto Novo, Vida Nova já estão em andamento em três Municípios do Paraná 30/08/2023 - 10:22

A segunda-feira do último dia 21 de agosto começou agitada na Rua Colômbia, em Nova Olímpia, Município de 5.833 habitantes no Noroeste do Estado. A movimentação de máquinas e operários levou a dona Josefa Maria Ferreira até ao portão de casa espiar a cena. Não demorou para que o início das obras de pavimentação da Rua virasse o assunto das rodinhas de conversa da vizinhança. “Para nós é uma benção, é uma maravilha”, resume a aposentada de 65 anos, que há cinco anos mora na casa própria, quase na esquina com a Rua Argentina.

A saúde também agradece. Sem o pó, irão embora as crises de tosse alérgica. Com a nova calçada com acessibilidade, as caminhadas diárias, indicadas pelo médico, também se tornarão mais frequentes. “Vou fazer minhas caminhadas com segurança. Eu preciso porque tenho problema cardíaco e diabetes”, diz a aposentada, que já sofreu uma queda no trajeto antigo, entre a casa e o Centro.

Em Esperança Nova, Cidade de 1.849 habitantes, também no Noroeste, o asfalto finalmente deu as caras depois de 56 anos de espera do aposentado Luiz Carlos Belini, de 69 anos, na Rua Leovaldo Bento de Amorim. Em 1967, Belini mudou-se, com os pais, para a Cidade, uma das cinco com menos de 2 mil habitantes, de acordo com o Censo 2022, quando o Município ainda era um Distrito de Pérola. Nesse meio tempo, viu muitos caminhões e carros quebrados. “Será uma maravilha. Se vier um parente vai chegar aqui com o carro limpinho. Antes como é que era? Chegava todo sujo. Tinha pó e poças de água da chuva”, diz Belini, enquanto observa as máquinas trabalhando, abrindo as galerias pluviais.

Nova Olímpia e Esperança Nova estão entre os primeiros Municípios a iniciar as obras de pavimentação do programa Asfalto Novo, Vida Nova. Mirador, no Noroeste, também já começou. Lançado em 4 de abril, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Programa vai destinar, nesta primeira etapa, R$ 500 milhões para a melhoria da infraestrutura urbana dos 160 Municípios paranaenses que têm até 7 mil habitantes. A expectativa é pavimentar as Vias Urbanas que ainda se encontram em leito natural, sem nenhum tipo de pavimento.

O Programa tem o apoio da Assembleia Legislativa que, nesta primeira fase, disponibilizou R$ 200 milhões do seu caixa. O objetivo do Governo Estadual é levar o Asfalto Novo, Vida Nova para todos os Municípios com menos de 25 mil habitantes.

O projeto prevê obras completas, que incluem sistema de drenagem de águas pluviais, calçadas para pedestres com acessibilidade, paisagismo, sinalização e arborização.

Nova Olímpia vai receber R$ 4,7 milhões para asfaltar 20 mil metros quadrados de Vias e garantir assim que 100% do Município esteja pavimentado, objetivo do Programa. Em Esperança Nova serão R$ 2,6 milhões para pavimentar 9 mil metros quadrados e, também, chegar a 100% de pavimentação. Mirador terá R$ 5,6 milhões para pavimentar as Ruas Santa Catarina, Minas Gerais, Anhanguera, Dario Veloso, Munhoz de Mello, Rocha Pombo, Anchieta, São Tiago e a Avenida Jaime Câmara.

O investimento do Estado é comemorado pelos prefeitos. “Esses quase R$ 5 milhões estão gerando uma comoção na Cidade. Muitas pessoas alegres e felizes vêm me falar da novidade. Vamos liquidar a pavimentação, tendo toda a cidade pavimentada, o que será um grande avanço”, diz o prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos.

“Somos o quarto menor Município do Paraná e estamos sendo beneficiados com esse programa maravilhoso, recebendo pavimentação, rede de galerias, calçadas com acessibilidade. Desse modo vamos fechar 100% de pavimentação da área central”, ressalta o prefeito de Esperança Nova, Everton Barbieri.

Para o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, é justamente o olhar mais atento para os pequenos Municípios o diferencial do Programa. “São Prefeituras que nem sempre têm capacidade de fazer sozinhas esse investimento. Por isso o Asfalto Novo, Vida Nova é um Programa tão especial. É uma parceria entre as Prefeituras, que se encarregam da documentação e dos Projetos, e o Governo do Estado, com recursos, e que impacta diretamente na vida das pessoas”, enfatiza.

BALANÇO – Desde o lançamento do Programa, os Municípios passaram a receber todo apoio técnico da Secretaria de Cidades (SECID) e do Serviço Social Autônomo Paranacidades, braço executivo da SECID. Até o momento, 124 dos 152 Municípios habilitados já apresentaram seus projetos, 69 estão aprovados e três iniciaram as obras: Esperança Nova, Nova Olímpia e Mirador. Nesta semana, o governador Ratinho Junior liberou mais R$ 18,1 milhões para Cafeara, Lupionópolis, Novo Itacolomi, Anahy e Salgado Filho.

Além da pavimentação, o Programa também contempla a substituição da iluminação pública por luminárias de LED nas cidades em que isso ainda não foi feito. A iluminação LED é mais econômica e apresenta maior durabilidade. No total, 126 cidades se habilitaram para receber as luminárias. Três delas já iniciaram a troca: Mirador, Ariranha do Ivaí, no Vale do Ivaí, e Laranjal, Região Central do Paraná.