O sonho do TECNOCENTRO de Londrina é realizado duas décadas depois 26/05/2022 - 15:17

O TECNOCENTRO de Londrina foi finalmente entregue para uso, na manhã desta quinta-feira, 26, após mais de 20 anos de espera para ser o catalizador de novos negócios, de fomento à inovação e do empreendedorismo na Região. A solenidade de inauguração aconteceu no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, com a presença do secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), Augustinho Zucchi, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. A conclusão das obras foi possível com a viabilização de recursos garantidos pela palavra de Ratinho Junior assim que assumiu o Governo do Paraná.

São R$ 2.915.132,35 pelo Programa de Transferência Voluntária da SEDU, de onde R$ 2.769.195,74 são a fundo perdido e Contrapartida Municipal de R$ 145.936,61.  “Essa é uma obra fundamental para promover novos negócios, fomentar o empreendedorismo e a inovação. Irá colocar Londrina como expoente no desenvolvimento em tecnologia e em um patamar diferenciado nesse processo no País, e, ainda, como Cidade Inteligente”, enfatizou Zucchi em seu discurso.

COMPROMISSO - O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, também destacou a prioridade que foi dada ao TECNOCENTRO.  “Esta obra ficou parada 24 anos. Em 2018, o governador Ratinho Junior ganhou a eleição e assumiu o compromisso com essa obra. Ele disponibilizou recursos para que pudéssemos reiniciar e hoje estamos aqui inaugurando esse prédio que é referência no cenário de Tecnologia de Londrina e Região”.

O presidente da CODEL, Bruno Ubiratã, lembrou que esse é um sonho idealizado em 1998 e é uma obra de extrema importância para o Município e Região. “Vai atrair mais negócios e maior desenvolvimento para Londrina. Em breve teremos muito mais novidades por aqui”, garantiu.

O diretor de Ciência e Tecnologia da CODEL, Roberto Moreira, considerou este ato como um “momento histórico”. Para Moreira, o TECNOCENTRO é uma aspiração do povo londrinense desde 2002. “O TECNOCENTRO será um divisor de águas na tecnologia de Londrina”, destacou.

INOVAÇÃO - O TECNOCENTRO   tem 3.150 m² de área construída para abrigar o Ecossistema de Inovação de Londrina, Instituições e Empresas, além de ser a sede da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), abrigar Startups, Incubadoras, Aceleradoras Empresariais e profissionais liberais.

A obra contempla um conjunto de instalações necessárias às várias atividades que  serão executadas. O pavimento térreo terá um laboratório de alimentos, módulos para outros laboratórios de empresas, auditório, espaço de recepção, copa e sanitários. No pavimento superior, há espaços destinados a empresas, sala de reuniões e sanitários. A área externa é contemplada com dois estacionamentos, guaritas e áreas técnicas para equipamentos.

A conclusão do TECNOCENTRO é resultado de convênio assinado entre o Governo do Estado, via SEDU e a Prefeitura de Londrina/Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL).

FOTOS: Vivian Honorato/N.com