O 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, em Caldas Novas, tem representantes do Paranacidade e SECID 25/06/2025 - 15:16
O Congresso Nacional da Assemae, o mais importante evento do setor de saneamento básico no Brasil, reúne de 22 até 27 de junho, cerca de 3.000 participantes, entre gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área. A programação conta com oficinas, mesas-redondas, painéis temáticos, seminários e espaços de exposição técnica e institucional. Este é o 53º Congresso, e acontece no Centro de Convenções DiRoma, em Caldas Novas, Goiás, com a presença também de representantes do Paranacidade, vinculado à Secretaria de Estado das Cidades do Paraná (SECID). Fazem parte desse evento a secretária-geral das Microrregiões do Paraná, advogada Márcia de Amorim, e o analista de Desenvolvimento Municipal, Geraldo Luiz Farias, ambos do Paranacidade.
Paralelamente ao Congresso, ocorre a Feira de Saneamento, com mais de 50 estandes apresentando inovações tecnológicas, cases de gestão e experiências práticas em saneamento. O Estande nº 50 é patrocinado pela Sanepar, que representa, institucionalmente, a Sanepar e as Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Estado do Paraná (MRAE's), reunindo materiais, publicações e atendimento técnico sobre o modelo paranaense de regionalização. Marcia de Amorim, Geraldo Luiz Farias, e equipes da Sanepar fazem parte desse estande.
DEBATEDORA - “A Regionalização e a Inviabilização da prestação dos Serviços Municipais de Saneamento” é o tema escolhido por Marcia de Amorim para debate entre os participantes. A advogada, que representará as Microrregiões do Paraná na mesa de debates, enfatiza a maneira como o seu Estado conseguiu superar os desafios associados à regionalização. Sua fala abordará a experiência bem-sucedida no Estado do Sul. Marcia enfatiza o “Modelo Paraná” em execução e que dá certo em todos os empreendimentos do Governo de Ratinho Junior. “Os próprios slides mostram como o Paraná está superando esses desafios”, afirma.
Geraldo Luiz Farias, que também foi convidado oficialmente para o evento, em ofício enviado pela Assemae, integra a Comitiva Técnica do Estado do Paraná. Geraldo atua no Apoio Institucional à apresentação da Estrutura Regionalizada e na Articulação com representantes Municipais e Estaduais. A sua fala está vinculada à representação do Paranacidade no fortalecimento da Governança Interfederativa no Saneamento.
“O Paraná construiu um modelo viável, estruturado e em plena conformidade com a Legislação Federal, assegurando a continuidade dos Serviços, defendendo a Autonomia Municipal e a Efetiva Cooperação Interfederativa”, assegura Geraldo Luiz Farias.
No local do evento, a SECID, as MRAE's e o Paranacidade compartilham o stand na feira e apresentam as suas Ações Institucionais.