Novo Corredor Metropolitano: AMEP reúne equipes técnicas para alinhar obras da PR-423 02/10/2025 - 20:03
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP, vinculada à Secretaria de Estado das Cidades - SECID) realizou a reunião inaugural do contrato de execução da PR-423, obra que vai implantar o novo Corredor Metropolitano entre Curitiba e Araucária, descentralizando o fluxo de veículos e evitando a sobrecarga do Contorno Sul, hoje com grande volume de tráfego em uma zona densamente urbanizada.
O encontro, nesta quarta-feira, 01º, teve como objetivos apresentar as equipes técnicas da AMEP e do consórcio contratado, alinhar procedimentos de gestão e fiscalização do contrato, além de tratar de questões fundamentais para o andamento da obra, como documentação, prazos, entregas e, principalmente, o licenciamento ambiental.
“Esse alinhamento inicial é crucial para uma obra deste porte. Estamos dando o pontapé em um projeto que vai gerar emprego, melhorar a logística e a mobilidade, e deixar um legado de desenvolvimento para toda a Região Metropolitana”, destacou o diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos.
A empresa responsável terá até 12 meses para obter a Licença de Instalação, com a elaboração de todos os Programas e Planos Ambientais, levantamentos e monitoramentos ambientais – etapa necessária para o início efetivo das obras.
DETALHES DA OBRA - Com 8,98 km de extensão, o novo Corredor Metropolitano PR-423 vai interligar a BR-116, em Curitiba, à BR-476, em Araucária, e deve revolucionar a mobilidade da região. O projeto inclui pista dupla com pavimento de concreto, ciclovia em toda a sua extensão e a construção de cinco viadutos, uma trincheira e uma ponte.
Com um prazo de execução de 30 meses, o empreendimento é considerado estratégico para melhorar o fluxo de veículos, reduzir gargalos logísticos e oferecer mais segurança viária a motoristas, ciclistas e pedestres. O investimento de R$ 336 milhões.
(C/ AEN)