Nova Aurora recebe do Estado R$ 1,3 milhão para pavimentação e obra de Centro Comunitário 10/04/2024 - 13:09

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), liberou nesta terça-feira (9) R$ 1,3 milhão para a Prefeitura de Nova Aurora, no Oeste do Estado. Os recursos serão utilizados para pavimentação de vias urbanas e na construção de um Centro Comunitário.

A maior parte dos recursos, R$ 1.034.038,06, será utilizada para pavimentação, sendo R$ 1 milhão via transferência voluntária, quando não há necessidade de o município devolver o recurso ao Estado. O restante vem de contrapartida municipal. As ruas beneficiadas serão: Alecio Bertotti, Mario Pezenti, Maria Tenfen, Adolfo Esser, Airto J. Giordani, Manaus e Pará.

Outros R$ 414.294,54 serão utilizados para a construção de um Centro Comunitário no Distrito de Marajó, contendo galpão, banheiros feminino e banheiro masculino. Destes recursos, R$ 300 mil serão disponibilizados por transferência voluntária via Secid. A diferença do valor será a contrapartida do município.

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, disse que esses investimentos são resultado da parceria da prefeitura com o Governo do Estado e que em poucos dias as obras terão início.

“A pedido do governador Ratinho Junior, assinei a liberação desses recursos a Nova Aurora. O montante já está disponível e logo as obras estarão acontecendo no município”, destacou Pimentel.

De acordo com o prefeito José Aparecido de Paula e Souza, as obras atenderão demandas da população de Nova Aurora. “São recursos que vêm ao encontro das necessidades de nossos moradores. Mais de R$ 1 milhão para pavimentação e R$ 400 mil para a construção de um Centro Comunitário, onde as pessoas poderão se reunir e confraternizar”, afirmou o prefeito.

OUTROS INVESTIMENTOS – Outras vias do município já estão recebendo pavimentação asfáltica, num montante total de R$ 844 mil, sendo R$ 700 mil a fundo perdido por parte do Estado e R$ 144 mil correspondentes à contrapartida da prefeitura. As obras estão 75% executadas.

Entre as ruas contempladas nesse lote estão: Vandelino Borges Bourgue, Adolfo Esser, Mariano Macieski, Zeferino Manarin, Adolfo Budach Filho, Antonio Becher, Henrique Bertotti, Comendador Antônio Franco, Santos Dumont, Avenida Gonçalves Dias, Porto Alegre, Pará e Francisco Adolfo Suchumann.

Também a fundo perdido, no valor de R$ 470 mil, está em construção, com mais de 75% da obra realizada, uma unidade “Meu Campinho”, projeto contendo um campo de futebol de grama sintética e paisagismo, localizado no Bairro São Roque.

Além disso, foram liberados R$ 200 mil por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) para Revisão do Plano Diretor Municipal, com 80% já executado. Também via SFM, Nova Aurora recebeu R$ 800 mil para revitalização da avenida e praça no Bairro Tropical I – Residencial Nova Aurora II.