Na retomada do Conselho Nacional das Cidades, ConCidades-PR quer validar trabalho realizado 08/11/2023 - 15:09

Representando o Estado do Paraná, o secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/PR), Orlando Bonette; o superintendente da Secretaria Estadual das Cidades (SECID), Márcio Wozniack, e o advogado da SECID, Gilmário Ferraz da Silveira, participam da Sexta Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Cidades, que acontece em Brasília até esta quarta-feira, 08.

A discussão principal foi a retomada das atividades do ConCidades Nacional, após alguns anos inativo no País. Além da participação na reunião, a equipe da SECID busca com que a Entidade Nacional reconheça e valide os trabalhos já realizados no Paraná em relação a Sexta Conferência Estadual, que ocorreu no Estado em 2017. Entre 2018 e 2022, o Conselho Nacional e vários Conselhos Estaduais ficaram inativos, mas o ConCidades/PR sempre permaneceu ativo, atuando como órgão auxiliar das Prefeituras na identificação de demandas e no encaminhamento de propostas, promovendo a ligação entre as comunidades e o Poder Público.

 “Agora esperamos essa definição do Conselho Nacional para dar posse aos Conselheiros legitimamente eleitos e ou indicados na Conferência Estadual”, diz Bonette.

MESA - A mesa de abertura da reunião no ConCidades Nacional, foi composta pelo Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; pelo Ministro  do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões; Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira;  Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia; Secretário Nacional de Saneamento Ambiental,  Leonardo Picciani; Secretária Executiva do Conselho Nacional das Cidades, Fabíola Furtado Barros Carneiro e Orlando Bonette representando o segmento do Poder Público Estadual.

“O Paraná vai estar junto na Coordenação da Conferência Nacional das Cidades e na Secretaria Executiva do Conselho Nacional”, afirmou Bonette.

COLEGIADO - Criado em 2004, o ConCidades é um Órgão Colegiado, de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades e tem por finalidade estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, bem como acompanhar a sua execução. Ele viabiliza o debate em torno da Política Urbana de forma continuada, respeitando a autonomia e as especificidades dos segmentos que o compõem, tais como: setor produtivo; organizações sociais; OnG’s; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; entidades sindicais; e órgãos governamentais.

Últimas Notícias