Municípios paranaenses ganham nova oportunidade para compartilhar informações sobre água e esgoto em áreas rurais 08/10/2025 - 16:25

A Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Estado do Paraná e do Paranacidade, iniciou no dia 8 de outubro a segunda etapa da primeira fase da coleta de informações sobre o saneamento rural nos municípios paranaenses.

A ação, que segue até 30 de outubro de 2025, tem como objetivo diagnosticar a situação da oferta de água para consumo humano e dos serviços de coleta e tratamento de esgoto nas áreas rurais, subsidiando o planejamento de políticas públicas voltadas ao setor.

Esta segunda etapa é destinada aos municípios que ainda não responderam ao questionário na primeira fase da coleta, oferecendo uma nova oportunidade de participação e atualização das informações.

O levantamento faz parte de um esforço integrado entre órgãos estaduais, federais e entidades representativas, com a parceria técnica e institucional da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (AGEPAR), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (CISPAR), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Instituto Água e Terra (IAT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Órgão Regulador do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (ORCISPAR), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL).

De acordo com a Secretaria Geral das Microrregiões, as informações coletadas nesta etapa serão fundamentais para construir um panorama técnico atualizado sobre a realidade do saneamento rural no Paraná, permitindo a elaboração de estratégias mais adequadas às necessidades locais e às metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

O Secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, destacou que a participação dos municípios é essencial para orientar as futuras ações do Estado na área de saneamento rural.

“A colaboração dos municípios é fundamental para identificarmos as principais demandas e definirmos linhas de ação mais assertivas, que garantam avanços efetivos nas políticas públicas voltadas ao saneamento nas áreas rurais do Paraná”, afirmou.

Os municípios devem enviar suas respostas até o dia 30 de outubro de 2025, contribuindo ativamente para o fortalecimento das políticas de saneamento e para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população rural.

Os formulários foram enviados diretamente aos e-mails das prefeituras cadastrados no DSS – Sistema de Suporte à Decisão do Paranacidade. Para dúvidas ou caso o município não tenha recebido efetivamente o formulário, a MRAE está à disposição para prestar suporte. Os contatos para atendimento são o e-mail secretaria.mrae@secid.pr.gov.br e o telefone/WhatsApp (41) 3250-7226.

GALERIA DE IMAGENS