Liberação de R$ 13 milhões viabiliza obras em três municípios 21/12/2022 - 17:34

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), Augustinho Zucchi, viajou nesta quarta-feira à Região Sudoeste, onde faz a entrega de quatro editais, dois de Autorização para Licitação e dois de Homologação, que viabilizam recursos para obras nos municípios de Verê e Pato Branco e que, somados, chegam a R$ 13.603.295,90, em benefício dos moradores nos municípios de Coronel Vivida, Verê e Pato Branco. Zucchi destacou o intenso trabalho da Secretaria, durante todo o ano. “Nossos técnicos estarão disponíveis para atender as Prefeituras até o último minuto antes do recesso de fim de ano. Nós não paramos em nenhum dia de trabalho. E agora, nos últimos dias, vamos ao Sudoeste para repassar mais recursos. É assim que seguimos a orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Com atenção total aos Municípios”, afirmou.

Um dos Editais para Homologação entregues nesta quarta-feira viabilizam a pavimentação asfáltica da Estrada Vicinal Municipal Ricieri Cella, em Verê. Para a implantação de 10.035,93 m² de revestimento, além de serviços de terraplenagem, implantação de meio-fio, sarjeta, serviços de urbanização , sinalização de trânsito e rede de drenagem, serão investidos R$ 1.937.982,09, dos quais R$ 1.841.082,99 são do Programa de Transferência Voluntária e os restantes R$ 96.899,10 em Contrapartida Municipal. O outro, também é destinado a obras de pavimentação, mas no Município de Coronel Vivida. Serão 22.882,67 m² de revestimento asfáltico sobre pedras irregulares em vias do Distrito Vista Alegre. A obra inclui os serviços preliminares, terraplenagem, meio-fio, sarjeta, urbanização e sinalização de trânsito. Os Editais de Homologação autorizam a contratação, pelas Prefeituras, das empresas que irão executar as obras, com investimento total de R$3.392.141,94 (R$ 3 milhões por Transferência Voluntária e R$ 392.141,94 em Contrapartida do Município).

Os dois outros editais entregues autorizam o início do processo licitatório para a realização de obras em Verê e em Pato Branco. Para o primeiro, foram destinados R$ 2.789.375,48 (pelo Programa de Transferência Voluntária) que somados aos R$ 146.809,24 da Contrapartida Municipal completam os R$ 2.936.184,72 liberados. Os recursos viabilizam a pavimentação asfáltica sobre pedras irregulares de vias urbanas em 23.738,93 m² de revestimento, a implantação de serviços de urbanização, sinalização de trânsito e de placas de trânsito.

Já para Pato Branco, a licitação autorizada, no valor de R$ 5.336.246,42, permitirá a construção de ciclo faixa em estrada municipal, em asfalto, em um total de 21 mil metros quadrados, em dois trechos da estrada Municipal Azelino Dala Costa, na Comunidade São João batista e na Comunidade Nossa Senhora do Carmo. Do valor liberado, R$ 5 milhões são por Transferência Voluntária e R$ 336.246,42 correspondem à Contrapartida do Município.