Governo libera recursos para pavimentação de Estradas Vicinais 01/06/2021 - 15:43

A pavimentação de Estradas Vicinais está entre as obras que podem ser viabilizadas com a liberação de recursos via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU). O objetivo é promover melhorias às populações e estimular a produção no interior dos Municípios em áreas urbanizadas. “As estradas e o progresso estão intimamente ligados. Uma boa estrada está entre as condições para que o desenvolvimento chegue a comunidades mais distantes”, destacou o secretário da SEDU, João Carlos Ortega.

Para obter a aprovação, junto à SEDU, de projetos de pavimentação de Estradas Vicinais, as Prefeituras precisam atentar para alguns critérios. Entre eles, estão as ligações feitas pelas Estradas Vicinais: entre Regiões Urbanizadas no interior do Município, entre essas localidades e Rodovias já pavimentadas ou entre as comunidades beneficiadas e a sede do Município.

TRANSFORMAÇÕES - “Esse é o tipo de melhoria que transforma a vida das pessoas. Estradas pavimentadas facilitam o acesso a estruturas de saúde e de educação, facilitam no escoamento e na comercialização da produção rural. É uma melhoria que promove um salto de desenvolvimento em benefício de comunidades mais distantes”, enfatizou Ortega.

Um dos Municípios paranaenses que investe na pavimentação de Estradas Rurais é Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A SEDU aprovou, desde 1º de janeiro de 2019, um total de R$ 33.741.581,14 para a pavimentação de nove trechos. São recursos do Tesouro do Estado ou liberados via Operações de Crédito e Contrapartidas Municipais. No total, o Município teve liberados, no mesmo período, mais de R$ 82 milhões para a execução de 52 ações.

Além das estradas, receberam pavimentação asfáltica ou foram pavimentadas diversas vias urbanas e adquiridos automóveis, ônibus, equipamentos rodoviários, caminhões, equipamentos hospitalares e construídas duas creches.