Governo libera recursos para obra em Jardim Olinda, menor Município do Paraná 04/05/2023 - 11:45

O menor Município do Paraná, Jardim Olinda, com 1.309 habitantes (IBGE, 2021), está entre os beneficiados, nesta terça-feira, 02, com ações de apoio ao desenvolvimento urbano do Governo do Estado, pla Secretaria das Cidades (SECID). O edital entregue à Prefeitura autoriza o início do processo licitatório para a urbanização de Praça, com o investimento de R$ 1.903.073,29.

Ao final do dia, as autorizações chegaram a R$ 10.313.335,49 e beneficiaram também moradores de Londrina, no Norte, e de Jundiaí do Sul, no Norte Pioneiro. “Nossa missão é atender aos moradores de todos os Municípios do Paraná. É assim que trabalhamos no Governo de Ratinho Junior, com foco nas pessoas, em melhorar a vida dos paranaenses, independentemente do local onde vivam”, enfatizou o secretário da Pasta, Eduardo Pimentel.

Os recursos destinados a Jardim Olinda não precisarão ser devolvidos ao Governo do Estado, uma vez que foram liberados pelo Programa de Transferência Voluntária da SECID.

A obra será para urbanização de Praça, na sede do Município, em área de 3.760,10 m² e inclui os serviços preliminares e administração de obra; movimentação de terra, drenagem e águas pluviais; a implantação de fundações, estruturas, alvenarias e fechamentos; cobertura; esquadrias e acessórios; instalações elétricas e sistemas de proteção; instalações hidrossanitárias, para gás GLP e de prevenção de incêndios; revestimentos, pinturas e argamassas; pavimentação e equipamentos externos.

LONDRINA – Londrina recebeu dois editais, ambos de autorização para licitação. O primeiro é para pavimentação asfáltica de 2.114,80 m² de vias urbanas (R$ 856.739,82, sendo R$ 450 mil pelo Programa de Transferência Voluntária da SECID, e R$ 406.739,82 em Contrapartida Municipal, com os serviços preliminares, terraplenagem, base e sub-base, revestimento, meio-fio e sarjeta, urbanização, sinalização de trânsito, iluminação pública, drenagem e ensaios tecnológicos. A pavimentação será na Rua Itajaí, entre as ruas Araguaia e Rio da Prata, na Vila Nova, na sede do Município.

O segundo edital encaminhado à Prefeitura de Londrina é de R$ 6.073.522,40, dos quais R$ 2.825.000,00 são pelo Programa de Transferência Voluntária e os restantes R$ 3.248.522,44 Contrapartida do Município. Os recursos serão empregados na construção do Centro de Bem-Estar Animal, à Rua Antônio Piovesan, na Gleba Patrimônio Londrina.

A unidade terá 745 m² de área construída, composto por sala de recepção, sala de espera, sanitários, diretoria, administrativo, vestiários feminino e masculino, almoxarifado, área para descanso da equipe, sala dos técnicos, sala de reunião, gerência, espaço para banho e tosa; salas de vacina, consultórios, coletas, quarentenas, lavanderia, laboratório de parasitologia, sanitários dos funcionários feminino masculino, laboratório de entomologia e animais peçonhentos, laboratório de análise de água, solários, cozinha, depósito de ração, necropsia, canis, gatis, cochos, depósito de GLP, depósitos de resíduos comuns, contaminados, recicláveis e estacionamento.

JUNDIAÍ DO SUL – Os serviços de manutenção das ruas e estradas vicinais de Jundiaí do Sul ganharão em agilidade e qualidade com a aquisição de uma motoniveladora, última série, nova, zero hora e potência líquida no volante de 125 HP. A compra do equipamento, pela Prefeitura, foi autorizada pela Secretaria das Cidades, com a entrega de edital de licitação que prevê o investimento de R$ 1.480.000,00, sendo R$ 1.000.000,00 por Transferência Voluntária da SECID e R$ 480 mil em Contrapartida Municipal.