Governo libera R$ 7,3 milhões para Iluminação Pública, novas Pavimentações e Pista de Skate 28/03/2023 - 09:32

Governo libera R$ 7,3 milhões para Iluminação Pública, novas Pavimentações e Pista de SkateA semana começou na Secretaria das Cidades (SECID) com a liberação de R$ 7.318.002,95 para obras destinadas a apoiar o desenvolvimento urbano. Os Municípios beneficiados são Clevelândia e Mangueirinha, Região Sudoeste; Cascavel, na Região Oeste; Floresta, Norte; Mirador, no Noroeste; e União da Vitória, Sul do Estado. Os editais que autorizam a licitação de projetos e a homologação de contratos foram encaminhados às Prefeituras na manhã desta segunda-feira, 27.

“Todo o nosso trabalho visa ajudar o prefeito no fortalecimento da sua cidade, na geração de emprego e renda, mas principalmente na melhoria na qualidade de vida do cidadão”, enfatizou o secretário estadual da Pasta, Eduardo Pimentel.

De acordo com ele, são recursos que trazem segurança para o munícipe e mostram que o Governo é parceiro de todos os Municípios, grandes ou pequenos. “É determinação do governador Ratinho Junior que a Secretaria tenha agilidade para que os prefeitos possam colocar o quanto antes essas obras nas Ruas”, destacou.

Uma das liberações do dia foi para o Município de Mangueirinha, que poderá executar o recapeamento de 22.470,01 m² de Vias Urbanas, no valor de R$ 3.280.646,00, Desse total, R$ 3.100.000,00 são pelo Programa de Transferência Voluntária (a fundo perdido) e R$ 180.646,07 correspondem à Contrapartida Municipal.

OS LOCAIS - Com o recurso, serão pavimentadas as Ruas Adílio Boller, entre Adail Farina e Marilene Bado Loro; Natanael da Silva Rosam, da Vereador Lúcio Fonseca Borba até o seu final; Luiza Ranthun, da Vereador Lúcio Fonseca Borba até o seu final; Francisca Ranthun, da Rua João Antônio Brandalise até o seu final; Marcílio Dias, da Rua Pio XII até o seu final, sentido sul (Arroio Caratuva); Celmo Pavan entre Arestides Linhares Serpa e Antônio Ferreira da Luz; Antônio Ferreira Da Luz, entre Celmo Pavan e Ilto Moacir Muller; José Burigo, entre Governador Garcês e Hugo Vieira; Maria Clara da Fonseca, da Liberato Custódio da Fonseca até o seu final (Distrito Morro Verde); Liberato Custódio da Fonseca, entre Maria Clara da Fonseca e João Batista da Fonseca (Distrito Morro Verde); João Batista da Fonseca, da Liberato Custódio da Fonseca até o seu final (Distrito Morro Verde); Projetada "A", entre a Rua Projetada "B" até a faixa de domínio da PR-459 (Distrito Covó); Projetada "B", entre a Rua Projetada "A" e Rua Projetada "C" (Distrito Covó); Projetada "C", entre a Rua Projetada "B" até a faixa de domínio da PR-459 (Distrito Covó); e Projetada "D", entre a Rua Projetada "A" e a Rua Projetada "C" (Distrito Covó).

A Prefeitura de Clevelândia recebeu edital para licitação, de R$ 1.688.314,76, sendo R$ 1 milhão do Estado e R$ 688.314,76 em Contrapartida Municipal. Com a liberação, será possível fazer a pavimentação asfáltica de 7.168,95 m² das Ruas Maria Luiza Carneiro e Silvyano Daneluz Netto, no Bairro Parque Industrial.

Os editais encaminhados viabilizam a implantação de uma pista de skate em Cascavel (R$ 656.966,27); a revitalização do sistema de Iluminação Pública, com o fornecimento e instalação de 281 luminárias de LED, para Floresta (R$ 304.900,00); uma unidade Meu Campinho para Mirador (R$ 778.482,67); e a revitalização do Parque Morro do Cristo em União da Vitória, com construção de mirante, reformas de monumento, capela, instalações elétricas, iluminação, calçamento e paisagismo em área urbanizada (R$ 608.693,25). Todas estas liberações são a fundo perdido, pelo Programa de Transferência Voluntária da SECID.