Governo libera R$ 15,7 milhões, via SEDU, para obras em Paranaguá 07/04/2022 - 16:49

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Augustinho Zucchi, lançaram, nesta quinta-feira, 07, o edital de licitação para revitalizar e ampliar a passarela de ligação entre a Ilha dos Valadares e o Centro de Paranaguá, no Litoral do Estado. O investimento é de R$ 12,3 milhões, sendo R$ 11,7 milhões pelo Programa de Transferência Voluntária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e R$ 615 mil de Contrapartida Municipal. “Há 30 anos, as pessoas esperam por essa obra, que, agora, se soma a outros grandes projetos do nosso governo no Litoral. Não é apenas uma obra pensada pelo prefeito e pelo governador, mas uma necessidade da população”, disse Ratinho Junior.

O governador autorizou, ainda, o repasse de R$ 3,4 milhões também via SEDU – R$ 3 milhões a fundo perdido e R$ 471 mil de Contrapartida Municipal – para o recape asfáltico de vias urbanas do Município.

“Quando não há infraestrutura, a dificuldade não é apenas no ir e vir da população, mas também no acesso a serviços, na entrada de uma ambulância, da Defesa Civil. Toda a assistência precisa ser pensada”, afirmou o governador. Valadares é o maior bairro de Paranaguá, onde vivem cerca de 30 mil pessoas, quase 20% da população do Município. Atualmente, a ligação com o Continente é feita através de passarela e por uma balsa, por onde passam os veículos automotores. A nova estrutura será destinada ao tráfego de motocicletas, automóveis e caminhões, enquanto a parte existente continuará servindo pedestres e ciclistas.

“Resolver esse problema trará, também, ganhos econômicos para a comunidade. A facilidade no acesso irá estimular o comércio, o turismo e gerar novos empregos”, afirmou o secretário Augustinho Zucchi.

O prefeito Marcelo Roque, ao falar sobre a importância da iniciativa, explicou que os serviços da balsa são interrompidos por causa da variação da maré e pelo assoreamento do Rio Itiberê, o que prejudica a população local. “Uma obra como essa, de mais de R$ 12 milhões dos cofres do Governo vai garantir o direito de ir e vir ao povo da Ilha”, disse.

AMPLIAÇÃO – Além da restauração da estrutura existente, a parte anexa, em concreto armado, terá 294 metros de extensão. A licitação para a obra está prevista para o dia 9 de maio.

“É um recurso que o Governo Estadual repassa a fundo perdido para o Município, que elaborou o projeto e fará a licitação e a contratação da empresa responsável pela obra. O projeto significa o resgate da dignidade, a valorização e o apoio do Estado à cidade de Paranaguá e ao Litoral do Estado”, enfatizou Zucchi.

RECAPE – Já as obras de recape asfáltico abrangem uma área de 29,4 mil metros quadrados e a construção de 2,2 mil metros quadrados de calçadas. Serão modernizadas as ruas Athenas (entre as ruas Lisboa e Lima), Montevideo (entre Washington e Santiago), Lisboa (entre Rosário e Athenas), Washington (entre Athenas e Montevideo), Paris (entre Athenas e Bento Munhoz da Rocha), Cidade do México (entre Athenas e Bento Munhoz da Rocha) e a Alameda Coronel Elysio Pereira (entre a Rua dos Expedicionários e a Avenida Prefeito Dr. Roque Vernalha).

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais da Saúde, César Neves; do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza; o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; os deputados federais Sandro Alex e Christiane Yared; os deputados estaduais Márcio Nunes, Artagão Júnior, Soldado Adriano José, Alexandre Curi, Michele Caputo Neto e Galo; e o presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Fábio Santos.