Governo do Paraná prioriza e fortalece Serviços Especializados em Oncologia e Queimados 14/02/2022 - 14:04

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), Augustinho Zucchi, participou nesta segunda-feira, 14, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, do evento de liberação de R$ 16 milhões a Hospitais Especializados no atendimento Oncológico e de Queimados, realizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário de Saúde do Paraná Beto Preto. “Este evento representa a prioridade do governador em relação à saúde pública no Estado. Essa iniciativa é fundamental para os Municípios, para os Hospitais e aos profissionais que atendem essa população”, enfatizou Zucchi.

No seu pronunciamento, o governador destacou o esforço da sua administração para promover a descentralização dos serviços de Saúde, de forma a promover o atendimento mais próximo da Região de moradia das pessoas, e citou o início das operações do Hospital de Telêmaco Borba, construído em 2009 e, até então, sem atividade; além da antecipação em um ano das Operações dos Hospitais de Ivaiporã e Guarapuava. “O interior precisa muito desse atendimento descentralizado. Transportar os pacientes para os grandes centros sempre é mais dispendioso e sacrifica muito o paciente. A descentralização, tratar o paciente próximo da sua origem, é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços e da vida da população”.

FORTALECENDO A SAÚDE - De janeiro de 2019 até janeiro de 2022, a SEDU, que atua no apoio aos Municípios, na implantação de obras estruturantes voltadas ao desenvolvimento urbano, liberou R$ 5.146.362,02 para a construção de sete Postos de Saúde, nos Municípios de Corbélia, Palmas, Santa Fé e Sengés; e R$ 90.185,02 para a continuidade de obras de dois Centros de Saúde de Atenção à Mulher e à Criança de Bom Sucesso.

Também foram liberados R$ 4.400.694,70 para a aquisição de equipamentos Hospitalares pelas Prefeituras de Araucária e Santo Inácio. Outros R$ 7.379.046,40 para a construção da Cidade do Idoso, em Irati, que irá oferecer serviços de integração social e de atendimento à saúde, além de serviços complementares terapêuticos, como pilates e hidroginástica. Os recursos foram liberados via Programa de Transferência Voluntária da SEDU, por operações de crédito e contrapartidas Municipais.