Governo do Estado inaugura a Cidade do Idoso de Irati, espaço modelo para a população 60+ 04/04/2024 - 14:20

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (04) o Complexo Social Cidade do Idoso em Irati, no Centro-Sul do Paraná. Iniciativa pioneira no Estado, a Cidade do Idoso é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), e da prefeitura de Irati, e reúne uma série de serviços e atendimentos voltados à terceira idade.

No local, que já está em funcionamento, os idosos podem passar o dia de forma gratuita, tendo acesso a atividades físicas, atenção à saúde especializada para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.

O investimento foi de R$ 8,2 milhões, com recursos a fundo perdido do Estado e contrapartida do município. "Esse complexo para o atendimento ao idoso oferece uma série de atividades e é um centro regional, não apenas para Irati, mas também atendendo todos os municípios da região", disse o governador.

Ratinho Junior ressaltou que espaços como a Cidade do Idoso e iniciativas como o Condomínio do Idoso, que deve alcançar 35 unidades, já preparam o Estado para a tendência de envelhecimento da população. Segundo o Censo 2022, a população idosa paranaense praticamente dobrou nas duas últimas décadas.

"Estamos com uma série de políticas para as pessoas idosas, porque a tendência é que já em 2030 o Paraná tenha mais idosos do que crianças. Então temos que planejar agora essas políticas para que a população possa envelhecer com qualidade", ressaltou. "Estamos construindo centros de convivência em outras cidades, mas a ideia é replicar este complexo de Irati no Estado todo. Ele oferece uma série de atividades a esse público, porque a terceira idade é para ser vivida com qualidade de vida".

Segundo o Censo, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado atualmente, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das pessoas residentes nos 399 municípios paranaenses.

"O Paraná que queremos é um lugar onde as pessoas idosas sejam cuidadas e respeitadas, e as pessoas que cuidam sejam valorizadas", afirmou a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. "O Censo demonstrou o envelhecimento da população, e cada vez mais as famílias vão precisar de apoio para dar um atendimento digno, com qualidade de vida, para promover um envelhecimento ativo e saudável. E esta obra representa tudo isso".

COMPLEXO – O complexo de 3,8 mil metros quadrados, localizado no Centro de Tradições Willy Laars, conta com piscina, cancha de bocha, salas de pilates e de ginástica, com vestiários feminino e masculino, consultório médico e odontológico, banheiros adaptados, sala de reuniões, biblioteca, salas multiuso, salão para artesanato, jogos e refeições, capela e outras estruturas, que vão atender a população idosa da cidade e de outros nove municípios da região.

"Nosso objetivo é investir em ações e infraestrutura que façam diferença na vida dos cidadãos paranaenses", ressaltou o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel. "E aqui tem um diferencial, porque é um grande centro do idoso para convivência, atuação, para melhorar a atividade física e mental das pessoas idosas de Irati e da região".

Na solenidade, a Secid também confirmou o repasse de recursos para o município adquirir um ônibus para fazer o transporte das pessoas que participam das atividades na Cidade do Idoso. Também foi lançada a Olimpíada 60+ de Irati, competição que vai contar com diversas modalidades voltadas para essa faixa etária.

"É um projeto pioneiro aqui em Irati que vai servir de exemplo para o Paraná inteiro. Ele vai proporcionar qualidade de vida ao idoso, para que eles possam aproveitar e ter acesso ao lazer, assistência médica e a atividades físicas", ressaltou o prefeito Jorge Derbli. "Queremos não só que a população idosa de Irati, mas também dos municípios do entorno venham participar aqui conosco, passar o dia fazendo hidroginástica, yoga, informática e todas as atividades disponíveis".

VIDA NOVA – O espaço já está sendo aproveitado por cerca de 50 idosos diariamente, mas a expectativa é ampliar esse atendimento. Uma das usuárias é a Ide Bordeaux, de 70 anos, que desde os 45 aproveita as atividades oferecidas pelo município a esse público. "Aqui nós fazemos zumba e um monte de atividades. Eu gosto muito de dança, conviver com outras pessoas, por isso participo das atividades a semana inteira", conta. "Não dá só para ficar em casa, se ficar em casa a gente morre. Tem que sair, fazer atividade que ajudam a cabeça e o corpo".

A professora aposentada Ivone Pistoni Moravieski, de 79 anos, está aproveitando bastante o espaço porque quer chegar pelo menos até os 90 anos com qualidade de vida. "Gostei muito da piscina, estou louca para fazer natação e hidroginástica. O salão também é muito bom", disse. "Venho três dias por semana pela manhã para fazer vários tipos de exercícios. Para mim é ótimo, porque garante uma vida melhor, mais ativa, conhece muita gente".

Pedro Alves dos Santos vai completar 82 anos e há oito se tornou corredor, já tendo disputado duas São Silvestres, em São Paulo. A atividade física foi recomendada pela médica depois que ele teve uma trombose, aos 74 anos. "Corro todo dia, às vezes 20 quilômetros, já cheguei a 30 quilômetros. Meu sonho é correr uma maratona", contou.

Ele também faz atividades físicas na Cidade do Idoso, que ajudam na preparação para as corridas. "Quando me aposentei fiquei parado. Estava com diabetes, colesterol alto, tinha problemas no coração. Um ano depois que comecei a correr fiz os exames com o cardiologista e já não tinha mais nada. Ele cortou todos os remédio", afirmou. "Eu vou correr enquanto puder, porque assim eu fico mais saudável".

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik; o deputado federal Rodrigo Estacho; os deputados estaduais Hussein Bakri, Artagão Junior e Alexandre Curi; e prefeitos da região.

Últimas Notícias