Governo do Estado confirma R$ 1,8 milhão para obras em Peabiru 02/03/2023 - 14:47

O município de Peabiru, na região Noroeste, recebeu R$ 1,8 milhão do Governo do Estado para a construção de um barracão industrial, pavimentação asfáltica de vias urbanas e a revitalização de uma praça. Os recursos foram liberados pela Secretaria das Cidades (Secid). Parte do montante é do Sistema de Financiamento aos Municípios e parte em recursos a fundo perdido.

Os editais de licitação e homologação das obras foram entregues durante reunião entre o secretário Eduardo Pimentel, o prefeito de Peabiru, Julio Frare, e o deputado estadual Douglas Fabrício, nesta segunda-feira (28).

“Faz parte da nossa missão atender os municípios de acordo com as suas demandas para auxiliar a população com novas possibilidades de emprego, geração de renda e a melhoria na qualidade de vida”, disse o secretário Eduardo Pimentel.

Do valor total, R$ 993 mil serão destinados à implantação de um Barracão Industrial, na Rua Boi Cotó, Quadra 6, Lotes 11 e 12, com área construída de 510 metros quadrados. Os recursos para esta obra foram viabilizados por operação de crédito disponibilizado pelo governo estadual.

O projeto aprovado contempla desde os serviços preliminares até a conclusão da edificação com instalações elétricas e telefônicas. Também inclui sistemas de proteção e ventilação, instalações hidrossanitárias, para gás GLP e equipamentos de prevenção a incêndios; revestimentos, impermeabilizações, pinturas, pavimentação e calçamento, paisagismo e equipamentos externos. O edital entregue nesta segunda-feira, 1º de março, autoriza o início do processo de licitação da obra do barracão.

A liberação inclui R$ 654 mil, dos quais R$ 500 mil são pelo Programa de Transferência Voluntária da Secid e R$ 154 mil em contrapartida municipal. A entrega do Edital de Homologação autoriza a contratação da empresa que irá executar a pavimentação de 3.141.28 metros quadrados de vias urbanas.

Outro Edital de Homologação, no valor de R$ 160 mil, refere-se à revitalização da Praça Eleutério Galdino de Andrade, à Rua Juvenal Portela, na Quadra 146, composta pela instalação de playground e a execução de calçamento e paisagismo. Desse valor, R$ 100 mil são do Programa de Transferência Voluntária da Secid enquanto R$ 60 mil integram a contrapartida do município.