Governo destina R$ 600 mil para novo CRAS em Douradina 08/05/2023 - 17:05

A população de Douradina, município de nove mil habitantes, da Região Noroeste, será beneficiada com a construção de um novo edifício para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os recursos para a obra, no total de R$ 625.985,54, foram liberados nesta segunda-feira, 8, durante reunião, na Secretaria das Cidades (SECID), em Curitiba entre o secretário da Pasta, Eduardo Pimentel, e o prefeito Oberdam José de Oliveira. O edital entregue, autoriza o início do processo de Licitação da obra que terá recursos do Programa de Transferência Voluntária da SECID.

“O Governo do Paraná está atento para as necessidades de todos os paranaenses. E as novas instalações do CRAS, em Douradina, irá melhorar a qualidade do atendimento, no dia a dia do cidadão que mais precisa do setor público”, afirmou Eduardo Pimentel.

A melhoria do atendimento será possível, uma vez que as futuras instalações irão substituir um prédio de mais de 40 anos, conforme conta o prefeito Oberdam. Será uma modernização completa, “com a substituição de instalações antigas por novas. Com os recursos garantidos, agora é arregaçar as mangas e colocar a obra para andar”, disse o gestor municipal.

ATENDIMENTO – Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são responsáveis por fazer o atendimento e acompanhamento familiar em comunidades carentes. Para isso, realiza atividades específicas para grupos familiares nas regiões apoiadas.

O cadastramento, recadastramento, atualização de dados no Cadastro Único para o recebimento de benefícios do Bolsa Família, para a obtenção de desconto na conta de energia e água, isenção da taxa de inscrição em concursos públicos estão entre as suas atribuições.

Em situações eventuais, faz a concessão de benefícios temporários como cestas básicas, auxílio funeral e auxílio natalidade. Além disso, encaminha para o mercado de trabalho, para a rede socioassistencial pública e faz agendamento de perícias no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), entre outros.