Governo destina R$ 1,8 milhão para Terra Boa trocar luminárias convencionais pelo Sistema LED 27/06/2023 - 19:10

O Município de Terra Boa, no Centro-Oeste, recebeu do Governo do Estado, via Secretaria das Cidades (SECID), R$ 1,8 milhão para melhorar a Iluminação Pública do Município. Com o recurso, que tem origem no Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), será possível trocar as luminárias convencionais por sistemas a LED, completando toda a Cidade com a nova tecnologia.

A ação poderá ter início imediato, uma vez que o documento entregue nesta terça-feira, 27, no gabinete do secretário Eduardo Pimentel, autoriza a homologação do contrato entre a Prefeitura e a empresa que irá executar o projeto.

A substituição traz diversos benefícios, tanto para a população quanto para a Administração Municipal. “Com a Iluminação em LED, a Prefeitura terá economia de recursos públicos, em decorrência da maior eficiência do novo Sistema. E o cidadão de Terra Boa ganha duas vezes: com a iluminação nova e com a aplicação dos valores economizados em energia em outros projetos”, enfatizou Pimentel.

O uso das novas Luminárias proporcionará diversos ganhos. Entre eles está a diminuição nos custos com a energia elétrica; a diminuição na demanda pela geração de energia, o que representa maior atenção com o meio ambiente; além de mais segurança nos Espaços Públicos, inclusive no trânsito, a partir da iluminação de maior qualidade.

“É mais segurança para a nossa população, mais econômico e ecologicamente correto. Este é mais um grande sonho dos nossos moradores que é realizado”, disse o prefeito Edmilson Pedro de Moura.

LED – Com os recursos serão trocadas as luminárias nas seguintes vias: Avenidas Brasil, dos Trabalhadores, Melvin Jones, Napoleão Moreira da Silva, Estrada Andico, Rodovia Vereador Guido de Mattos Rodrigues, nas Ruas Acre, Alaercio Miguel Balan, Alberto Maranho, Alceu Barião,  Alfredo Zambom, Amapá, Amazonas, Ari Barroso, Aricanduva, Arthur Bagatin, Ataúlfo Alves, Beija-Flor, Belo Horizonte, Bem-Te-Vi, Bom Sucesso, Cantides Alves de Araújo, Cardeal, Carlos Ribeiro, Carmem Peres, Ceará, Céu Azul, Curió, Curitiba, das Andorinhas, das Araras, Distrito Federal, Dr. Ulisses Guimarães, Ferrara, Florianópolis, Fortaleza, Gralha Azul, Horst Guilherme Zielasko, Hosana Maria Batista, Indianópolis, Irói, Israel Queirós, Jaime Montovan, Jairo Ferreira Marquês, Jandaia, Japurá, João de Barro, João Francisco da Silva, João Galo, José Inácio Marques, Josefa Garcia Pinha, Malu, Manaus, Mandaguari, Manoel Evaristo da Silva, Manoel Inácio Marques

E, ainda, as Ruas Manoel Pereira Jordão, Marabá, Marialva, Maringá, Marumbi, Mato Grosso, Mauro Sávio, Minas Gerais, Mônica, Monte Carlo, Napoleão Canassa, Novo Horizonte, Olímpio Martarello, Papagaio, Pará, Paschoal Antônio, Pelicano, Pernambuco, Porto Alegre, Presidente Café Filho, Presidente Dr. Tancredo de Almeida Neves, Presidente Kenedy, Professor Adriano Franco, Quero-Quero, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roma, Sabiá, San Remo, Sarandi, Sergipe, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar, Silvio Curione, Trento, Treviso, Vale das Águas, Vale do Ouro, Vale do Paraíba, Vale do Sol,  Valência, Vereador Luís Rodolfo, Verona, Vitória Régia, Waldemiro Galioli, Wilson de Souza Ribeiro e Yoshiro Sato.

MAIS RECURSOS – Outras ações estão em andamento em Terra Boa, além da autorização entregue nesta terça-feira. São seis projetos, que somados chegam a R$ 4.339.948,30, pelo Programa de Transferência Voluntária (PTV) da SECID, e Contrapartidas Municipais, e pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

As ações viabilizam a construção de um Centro de Convivência, na Rua Valência, obra já concluída e a espera de liberação para uso; uma unidade Meu Campinho, com campo de grama sintética, dois playgrounds e paisagismo; a pavimentação e recapeamento asfáltico em diversas Vias no centro; a construção de um Centro de Referência de Ação Social, autorizado para licitação; a construção de um almoxarifado para o Executivo Municipal; e um projeto de urbanização de calçadas.