Governador lança Campanha pró ODSs e o Guia gratuito em forma de e-book 28/09/2021 - 09:52

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lança, na tarde desta terça-feira, 28, no Palácio Iguaçu, o Guia de Implantação de Campanha de Sensibilização sobre a Agenda 2030 e os seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). A publicação, produzida por profissionais da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à SEDU, será apresentada durante o evento “De Olho nos ODSs”, realizado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES). O objetivo é estimular o debate por colaboradores de Instituições Governamentais ou privadas sobre políticas públicas e ações em favor do desenvolvimento sustentável.

O Guia está disponível em formato digital (e-book), é interativo e gratuito. Com ele, Secretarias Estaduais ou Municipais, Prefeituras, empresas e outras Instituições Públicas ou Privadas têm um passo a passo para realizarem campanhas de sensibilização, junto aos funcionários ou empregados, a respeito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A publicação facilita o processo de levar as informações às pessoas e as estimula a pensar sobre a elaboração de Políticas Públicas ou mesmo nas ações cotidianas que possam ajudar na busca do desenvolvimento sustentável”, enfatizou o secretário da SEDU, João Carlos Ortega.

PARA NAVEGAR - A proposta da publicação é auxiliar os responsáveis nas organizações a promover a conscientização da importância dos temas ligados à sustentabilidade, além de expandir o conhecimento e o debate a respeito dos 17 ODSs. Interativo, o Guia permite ao usuário navegar entre os capítulos e, principalmente, fazer links com vídeos e sites que abordam a temática.

A ideia é baseada no estímulo à reflexão a partir de perguntas a serem respondidas em site específico. As respostas são, então, apresentadas em gráficos no formato de nuvem de palavras para serem divulgadas internamente ou à toda a coletividade, por e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens ou sites.

UM MUNDO MELHOR - “Com o Guia, qualquer pessoa pode fazer a sua campanha, não apenas em Órgãos Públicos, como Prefeituras e seus Departamentos, mas também Associações de Moradores, Escolas, Igrejas e Clubes. Ou seja, em qualquer lugar onde existam pessoas preocupadas com a criação de um mundo melhor para nós e as futuras gerações. Queremos fazer parceria ampla, que leve o debate a toda a sociedade”, destacou Ortega.

A metodologia foi desenvolvida e testada por profissionais do Paranacidade, que realizaram a sua própria campanha no final do ano de 2020, enquanto a Sistematização do Processo e o Guia foram feitos pela SEDU. O Guia pode ser baixado nos sites da SEDU e do PARANACIDADE. O link para download é http://sustentabilidadeurbana.org.br/.

O evento desta terça-feira terá, ainda outro lançamento, do Relatório Missão ODS – Indicadores Municipais, resultado de parceria entre o CEDES, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES); mais a divulgação e chamamento público do Portal Boas Práticas ODS (CEDES/CELEPAR) e a assinatura do Termo de Cooperação entre CEDES, SEDU, PARANACIDADE, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).