Governador inaugura Teatro e Casa da Cultura Municipal em Assis Chateaubriand 25/06/2022 - 11:21

Governador inaugura Teatro e Casa da Cultura Municipal em Assis Chateaubriand

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou em Assis Chateaubriand, na Região Oeste, o Teatro e Casa da Cultura Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto. Uma obra aguardada há muitos anos pela população. O investimento na construção foi de R$ 1,69 milhão, sendo R$ 1 milhão pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e R$ 635 mil de Contrapartida do Município.

O Teatro conta com uma área de 3.998,22 metros quadrados, com uma estrutura completa contendo biblioteca, saguão de exposição, circulação, acesso, administração, salas de aula, cozinha, sanitários, depósitos, almoxarifado e estacionamento. O projeto foi iniciado no começo dos anos 2000, mas só foi finalizado após a injeção de novos recursos em 2019.

Os investimentos possibilitaram a conclusão de uma obra que estava parada e ajudaram em toda a urbanização externa, estacionamento e reparos na parte estrutural, das estruturas metálicas das janelas ao forro, passando pela revisão das barras antipânico das saídas de emergência.

CASA DA CULTURA - Já a Casa da Cultura, que fica dentro do Teatro, recebeu modernizações hidráulicas e elétricas, uma nova caixa d’água, sistema de prevenção contra incêndios, piso, forro, e novas divisórias e banheiros, além do elevador de acessibilidade e uma nova fachada.

"É um espaço importante com uma homenagem importante. Um Teatro sempre agrega muito para uma cidade, leva lazer, cultura, acesso para as famílias. E ele leva o nome de Moacir Micheletto, que trabalhou muito pelo Paraná na vida pública, com o agronegócio", disse o governador Ratinho Junior.

Ele também vai ajudar a fortalecer o projeto Crianças no Teatro, segundo o governador. Nesta semana o Paraná iniciou o projeto. Com o intuito de estimular o hábito de ir ao teatro e promover formas de acesso, inclusão social e formação de plateia, a iniciativa tem como objetivo fomentar a circulação de companhias paranaenses em teatros das oito macrorregiões do Estado, impactando mais de 100 mil crianças da Rede Pública de Ensino, com idades entre 6 e 12 anos. É uma parceria com a Audi do Brasil.

Segundo o prefeito da cidade, Valter Correia, esse novo Teatro é a concretização de um sonho da cidade. "Esse espaço vai entrar para o roteiro de grandes eventos do Paraná. É um momento muito especial para Assis Chateaubriand", disse.

ROTA CULTURAL - A ideia do projeto é colocar a cidade definitivamente na rota cultural. Atualmente os grandes Centros do Oeste estão em Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. “O sonho é colocar o Município no circuito de entretenimento, da dança, do teatro, da cultura. Esse espaço também servirá para eventos. É uma entrega grandiosa para a cultura do Paraná”, disse o deputado Marcel Micheletto, líder do Governo e filho do homenageado.

O Teatro Municipal contém um amplo hall de entrada com escadas de mármore para acessar as duas plateias de 834 lugares. As paredes contam com placas de gesso em alto-relevo para ajudar a acústica (diminui a reverberação). Atrás do palco são dois andares com salas de ensaio, seis camarins, sanitários, sala de recepção e preparação e acesso ao estacionamento.

Já a Casa da Cultura foi inaugurada no final dos anos 1990 e essa foi a sua primeira grande reforma.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi; o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita; os deputados federais Osmar Serraglio, Sérgio de Souza e Fernando Giacobo; o deputado estadual Paulo Litro; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller; o presidente da Associação dos Municípios da Região Oeste (AMOP) e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak, (Kabelo); além de vereadores, prefeitos e demais autoridades do Município e Região.

(C/ AEN)