Governador autoriza início da construção do Novo Terminal de São José dos Pinhais
09/01/2023 - 14:56

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira, 09, a ordem de serviço para início da construção do Terminal de Ônibus Metropolitano de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento do Governo do Estado na obra, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos (AMEP, vinculada à Secretaria das Cidades - SECID), será de R$ 21,3 milhões.

Três vezes maior que o atual, que atende 25 mil pessoas por dia, o novo terminal atende o crescimento populacional de São José dos Pinhais. Dados preliminares do Censo Demográfico 2022 mostram que a cidade ganhou 64 mil novos habitantes em 12 anos, sendo a terceira na Região Metropolitana que mais cresceu em números absolutos.

“A nova estrutura vai trazer mais comodidade para as pessoas que utilizam o transporte coletivo não só em São José dos Pinhais, como em outros Municípios da Região Metropolitana. São José dos Pinhais cresceu muito, tem quase 330 mil habitantes, e o poder público precisa acompanhar esse aumento populacional. Por isso, o novo terminal será três vezes maior do que o atual, além de contar com uma área de convivência e uma estrutura urbanística para facilitar a vida do cidadão”, afirmou Ratinho Junior.

O novo terminal será construído na Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Anneliese Gellert Krigsner, no bairro Iná. Ele ficará a um quilômetro do atual Terminal Afonso Pena, que será desativado para melhorar a fluidez da Avenida. O projeto contempla área total de 18.389,57 m2 e área construída de 5.979,12 m2. O prazo de execução da obra é de 18 meses.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, explicou que o terreno foi adquirido em 2006 pela Prefeitura, mas só agora a obra sai do papel. “Será um grande avanço para a cidade, que vai ampliar de 12 para 26 plataformas de ônibus, proporcionando mais linhas, mais comodidade e serviços para a população, além de fazer uma melhor integração com a Região Metropolitana”, assegurou.

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ressaltou que uma das demandas da Pasta, principalmente com a criação da AMEP, é modernizar a Integração do Transporte Público da Região. “Nosso plano é fortalecer a Integração Metropolitana, com novas obras viárias urbanas e melhorias no transporte coletivo. Aqui será construído um Terminal Moderno, com Integração de Modais e três vezes maior do que o atual, por onde vão circular mais de 25 mil pessoas por dia”, enfatizou.

ESTRUTURA – O espaço contará com 26 plataformas para embarque e desembarque, além de 16 lojas e outros espaços de convivência, como Academia ao Ar Livre, Parque Infantil, Estacionamento e Bicicletário. Serão três pontos de acesso para veículos do transporte coletivo, sendo dois na Rua Annelise Gellert Krigsner e um na Avenida Rui Barbosa.

A nova estrutura vai melhorar o arranjo das linhas, evitando sobreposições nos atendimentos para distribuir de forma eficiente as viagens. Do local, vão partir ônibus que fazem conexão com os terminais Boqueirão, em Curitiba, Pinhais e Piraquara, além da ligação com o Centro da Capital, por meio do Terminal Guadalupe. Também haverá melhorias na oferta das ligações alimentadoras dos Bairros de São José dos Pinhais.

O projeto foi licitado pela antiga Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), que deu lugar à AMEP, a qual será responsável pelo acompanhamento da obra.

O diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos, explicou que o projeto faz parte de uma série de melhorias no Transporte Metropolitano, que inclui também a construção do Terminal de Piraquara. “O novo Terminal de São José dos Pinhais é uma reivindicação de anos, porque o antigo equipamento não comporta mais a demanda de passageiros e as novas conexões de integração que estamos promovendo”, afirmou.

PRESENÇAS — Participaram também da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o deputado estadual Alexandre Amaro; os deputados estaduais eleitos Tiago Burer, Samuel Dantas e Fábio Oliveira; além de vereadores da cidade e prefeitos da Região.

(C/ AEN)

Últimas Notícias