Governador anuncia construção de CMEI e entrega dois “Meu Campinho” em Rolândia 30/09/2021 - 18:28

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira,30, em Rolândia, na região Norte do Paraná, da inauguração de duas unidades do Meu Campinho, um dos principais programas de esporte e lazer do Governo do Estado. Ele anunciou também a liberação de R$ 1.799.678,06 para a retomada da construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). As obras são coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU).

Previsto para ser entregue em agosto de 2022, o novo Centro Educacional funcionará na Avenida Maria Biazzi Verri, no Jardim José Perazolo. Terá 991,05 metros quadrados e será dividido em dois blocos pedagógicos, além de um bloco administrativo e um de serviços.

DESAFIO - “Os Centros Educacionais Infantis são um desafio para os municípios. É muito importante o contato da criança logo nos primeiros anos de vida com uma educação de qualidade. A demanda existia em Rolândia e o Estado pôde colaborar”, disse Ratinho Junior.

“É uma grande parceria entre Governo e Município para melhorar a vida das pessoas. Esse CMEI, por exemplo, estava parado há dez anos. Começaram e pararam. Refizemos o projeto, buscamos esse apoio do Estado e a empreiteira inclusive já começou a obra”, destacou o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro.

Os espaços pedagógicos serão equipados com salas para creche, pré-escola, repouso, multiuso, além de varanda, espaço para alimentação, fraldários e sanitários. No bloco administrativo, haverá sala de reunião, de professores, recepção, diretoria, secretaria, almoxarifado, hall e sanitários. Já o bloco de serviços terá rouparia, lavanderia, vestiários, lactário, buffet, cozinha e despensa. Na parte externa, o CMEI contará com passarela coberta, pátio descoberto e pátio coberto.

MEU CAMPINHO – O governador entregou de maneira simbólica duas unidades do Meu Campinho, localizadas no Jardim Morumbi e no Jardim Roland Garden. O investimento, somado, é de R$ 527,9 mil. Com a conclusão dessas duas obras, Arapongas passa a contar com seis unidades do Programa.

Os espaços podem ser usados gratuitamente pela comunidade nos dias úteis e aos finais de semana. Os projetos incluem campo de futebol com grama sintética, playground, projeto de paisagismo, instalações elétricas e hidrossanitárias e placas de comunicação.

OPÇÕES DE LAZER - “Um dos grandes problemas das cidades é ter boas opções de lazer e convivência. Por isso busquei na Alemanha essa ideia do Meu Campinho, fazendo com que cada vez mais Municípios tenham uma estrutura adequada para a diversão”, enfatizou Ratinho Junior.

“O governador nos pede diariamente obras que transformem e garantam melhor qualidade de vida às pessoas. O CMEI e os novos campinhos beneficiam a vida das pessoas, são ações de inclusão de toda a família, e soma valores”, assegurou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega.

Na prática, afirma Ortega, as unidades garantem às famílias o acesso à prática esportiva e espaço de convivência dentro de uma concepção que inclui a atenção ao meio ambiente, conforme um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa é executado pelas Prefeituras com recursos autorizados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com operação do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), vinculado à SEDU.

PRESENÇAS – Participaram ainda do evento o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; a coordenadora da Casa Civil na região, Sandra Moya; os deputados estaduais Cobra Repórter, Do Carmo e Tiago Amaral; o vice-prefeito de Rolândia, Márcio Vinicius Gonçalves; o presidente da Câmara de Vereadores de Rolândia, Reginaldo Silva; a vice-prefeita de Ibiporã, Mari de Sá; além de lideranças políticas e empresariais da Região.

(C/ AEN)