Gestores municipais participam da 11ª Assembleia Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário 03/12/2025 - 09:21

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) reuniu, na segunda-feira (1), no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, prefeitos e representantes de municípios paranaenses na 11ª Assembleia Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná. O encontro teve o objetivo de debater assuntos sobre a readequação das metas e indicadores das prestações da Sanepar; a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios de Doutor Ulysses e Antonina e o Saneamento Rural.

O Secretário de Estado das Cidades e presidente em exercício dos Colegiados Microrregionais de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná, Guto Silva, ressaltou que o Paraná é referência nas questões ligadas ao Marco Legal do Saneamento. “Com as ações das microrregiões do Paraná, devemos ser os primeiros a alcançar as metas do Marco Legal do Saneamento estabelecidas nacionalmente para o ano de 2030. Nós queremos antecipar essas metas para 2027 ou 2028, trabalhando principalmente nos pequenos municípios, que podem contar com o apoio político no planejamento, fiscalização e execução”, disse Guto Silva.

De acordo com a secretária-geral de Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário (Mraes), Márcia de Amorim, a regionalização do saneamento tem avançado de forma consistente no Paraná, com foco no cumprimento das normas nacionais e no fortalecimento da gestão municipal. “A readequação das metas e indicadores é um passo estruturante para garantir segurança jurídica, sustentabilidade e planejamento de longo prazo. O Paraná trabalha para ser referência não apenas na universalização urbana, mas também no atendimento às áreas rurais, conectando regulação, investimento e governança microrregional”, destacou Márcia.

Entre os resultados da assembleia, destacam-se a aprovação das readequações das metas e indicadores conforme as Normas de Referência da ANA e as resoluções da Agepar; o encaminhamento das ações referentes à universalização em Doutor Ulysses e Antonina, incluindo a realização de audiências públicas municipais; a apresentação dos avanços do Diagnóstico de Saneamento Rural, consolidado por meio do Questionário Estadual, destacando a importância do levantamento para subsidiar políticas públicas; a divulgação dos programas da Agepar voltados ao fortalecimento da regulação; e a definição do calendário das Assembleias Microrregionais para 2026.

Presenças – Também participaram do encontro a Superintendente Executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, o Diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno, o Diretor Comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, o Deputado Estadual do Paraná, Luis Raimundo Corti, representando a Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Minas, Energia e Água, o Superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, representando Curitiba, Ibson Gabriel Martins de Campos, o Diretor de Regulação e Fiscalização do ORCISPAR, Rogel Martins Barbosa, e o Diretor Executivo do Consórcio CISPAR e Especialista em Gestão Pública Municipal, Valter Luiz Bossa.