Famílias de São João do Triunfo recebem chaves da casa própria 06/08/2021 - 11:56

O aluguel e as condições precárias não são mais motivos de preocupação para 30 famílias de São João do Triunfo que receberam nesta quinta-feira, 5, as chaves da casa própria. A partir de agora, elas são as proprietárias das moradias do Residencial José Euclides dos Santos Neto, um empreendimento do Governo do Estado que recebeu R$ 2,5 milhões de investimento do programa Casa Fácil Paraná.

As moradias são financiadas pela Cohapar, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU),  com condições facilitadas de pagamento para famílias com renda mensal de até seis salários mínimos. “Estas famílias vão financiar 100% do valor da casa, sem necessidade de pagamento de entrada, com juros reduzidos de aproximadamente 4% ao ano, cujo financiamento poderá ser quitado em até 30 anos”, explica o diretor de Programas e Projetos da companhia, Luís Werlang.

A participação do governo estadual contou ainda com a instalação dos padrões de energia elétrica subsidiada pela Copel e das redes de água e esgoto pela Sanepar. Outro fator que contribuiu com a redução dos custos aos beneficiários foi a doação da área, feita pela Prefeitura de São João do Triunfo, como forma de contrapartida para viabilização do empreendimento.

De acordo com o prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Vale, a entrega demonstra o sucesso do trabalho integrado entre os poderes executivos Estadual e Municipal. “É sempre importante colaborar com a gestão de modo convergente, e nós estamos fazendo um trabalho fantástico com o Governo do Estado, que nos permite diminuir o déficit habitacional do Município”, enfatiza.

FUTURO MELHOR – Aos 40 anos, o servente de pedreiro Valdir Miranda realizou o sonho de ter uma casa própria. Nos últimos 36, ele precisou morar em uma casa irregular localizada em uma área de risco na cidade. “Fica em um terreno condenado e o perigo é de um dia cair tudo”, relata Valdir.

Com as chaves do novo lar em mãos, ele comemora a conquista que lhe permitirá continuar trabalhando para prover uma vida melhor à família. “Eu estou feliz. Agora é trabalhar para pagar certinho as prestações e ir ampliando aos poucos. Fazer um muro e uma cobertura para as crianças brincarem e ampliar para dar uma vida melhor para as minhas filhas”, planeja Valdir.

Outra beneficiada foi a técnica de enfermagem Ivonete dos Santos, de 45 anos. Depois de se divorciar, ela passou 11 anos morando de favor na casa de amigos e familiares. Por isso, valoriza a reconquista da liberdade a partir da compra da casa própria.

“Vai mudar tudo na minha vida. Agora eu vou conseguir viver, porque até agora eu vivia a vida dos outros”, confessa. “É emoção demais, eu nem consegui dormir à noite. Hoje é só alegria, só sorriso, e se eu chorar vai ser de alegria”.

(C/ AEN)