Estado e Prefeitura discutem cenários futuros para Curitiba e Região Metropolitana 28/04/2025 - 13:32

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP, vinculada à Secretaria de Estado das Cidades - SECID) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) buscam alinhar as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba e a revisão do Plano Diretor da Capital. O assunto foi tratado em reunião, na última semana, com técnicos das instituições.

Também participaram o coordenador-geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sndum), Marcel Cláudio Sant Ana, representando o Ministério das Cidades, e da equipe do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, responsável pela elaboração do Plano Metropolitano.

O diretor presidente da AMEP, Gilson Santos, ressaltou a importância da atuação articulada entre a AMEP, o IPPUC e o Ministério das Cidades. “Esse diálogo reforça o compromisso com um planejamento urbano mais eficiente, participativo e voltado para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Curitiba (RMC)”, disse.

Realizado na sede do IPPUC, em Curitiba, o encontro discutiu cenários futuros para o Planejamento Territorial e para a Mobilidade Urbana e Metropolitana. A iniciativa teve como objetivo principal a troca de informações e a coleta de contribuições dos técnicos do IPPUC e do representante do Governo Federal, fortalecendo o diálogo entre os diferentes níveis de Planejamento Urbano e Metropolitano.

O encontro integrou um conjunto de oficinas técnicas promovidas em conjunto pela AMEP e pelo IPPUC com foco na compatibilização dos dois instrumentos de Planejamento Urbano, garantindo que o Município de Curitiba e a Região Metropolitana avancem de forma coordenada e integrada.

No dia 11 de abril, a AMEP também participou do evento de lançamento da revisão do Plano Diretor Municipal de Curitiba, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui. Neste encontro, o IPPUC apresentou o Plano de Trabalho e a estratégia de mobilização social para a revisão do Plano. O evento destacou a importância do desenvolvimento simultâneo do PDUI da Região Metropolitana de Curitiba e a necessidade de considerar a Capital Paranaense dentro do Contexto Metropolitano.

(C/ AEN)