Estação Tubo Carlos Gomes passará por reforma e ampliação com investimento do Governo 31/03/2023 - 20:10

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e a Prefeitura de Curitiba firmaram nesta sexta-feira, 31, um convênio que tem como objetivo o repasse de recursos do Governo do Estado ao Município para a reforma e ampliação da Estação Tubo Carlos Gomes, uma das principais da Capital.

Localizada na Rua Lourenço Pinto, 190, a Estação é utilizada como ponto final para embarque e desembarque de passageiros que utilizam a linha F02-CURITIBA/FAZENDA RIO GRANDE, uma das principais na conexão entre Fazenda Rio Grande e Curitiba. Ela funciona desde 1997.

O Governo do Estado vai investir R$ 841.605,18 na reforma, beneficiando mais de 2.700 usuários do Transporte Coletivo Metropolitano que utilizam a plataforma todos os dias. O prazo inicial é que o projeto seja concluído em 180 dias.

SECRETARIA DAS CIDADES - O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou a importância desse investimento para reforçar a Integração do Transporte Coletivo Metropolitano. “Essa é mais uma ação que demonstra o apoio do Governo do Estado aos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e ao Transporte Coletivo, e que trará mais conforto e segurança para os usuários desse sistema, atendendo uma demanda histórica da população”, destacou.

Para o presidente da AMEP, Gilson Santos, esta é uma demanda histórica da população de Fazenda Rio Grande. “Com o passar dos anos a cidade foi crescendo e consequentemente os usuários do transporte coletivo também, fazendo com que a plataforma ficasse pequena para a atual demanda. Em dias de maior movimento alguns usuários chegam a ter que esperar do lado de fora da Estação. O investimento comprova a sensibilidade do governador Carlos Massa Ratinho Junior com estes cidadãos e o comprometimento desta gestão com o transporte coletivo”, enfatizou.

“Esse é um ato de justiça social, uma obra que vai trazer mais conforto para os passageiros”, reforçou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

OBRAS NA RMC – Ele também destacou que, com investimentos próprios, a AMEP está construindo os novos Terminais Metropolitanos de Piraquara e São José dos Pinhais. O investimento ultrapassa R$ 30 milhões e garantirá maior estrutura para o Sistema Integrado nos próximos anos.

A Região Metropolitana de Curitiba ganhou 523.591 novos habitantes em 12 anos. A estimativa está na prévia do Censo Demográfico 2022, divulgada, no fim do ano passado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os 29 Municípios da RMC somam 3.742.171 habitantes, 16% superior ao registrado em 2010, ano do último Censo, que reuniu 3.218.580 habitantes. É a Região com maior densidade populacional do Paraná: 31,6% dos 11.835.379 de cidadãos.

(C/ AEN)