Engenheira Civil Camila Mileke Scucato assume a Secretaria das Cidades 07/05/2024 - 15:37

A engenheira civil Camila Mileke Scucato, de 39 anos, vai comandar a Secretaria de Estado das Cidades (SECID). A nomeação de Camila como secretária foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 06. Ela será a primeira mulher a comandar o órgão, desde sua criação, ainda como Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU). Camila substitui Eduardo Pimentel que volta para a Prefeitura de Curitiba.

Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Camila também possui MBA em Sistema de Gestão Ambiental e Pós-Graduação em Direito Ambiental pela mesma Instituição. Entre abril de 2022 e abril deste ano, Camila atuou como superintendente-executiva do Paranacidade, órgão que funciona como braço operacional da SECID. Ela ingressou no órgão em 2010.

“É uma honra e um desafio assumir esse cargo. Vamos trabalhar para continuar prestando um serviço de excelência junto aos Municípios paranaenses, seguindo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior”, disse a secretária.

Como um dos principais desafios da sua gestão, está a consolidação da Diretoria de Edificações como prestadora de serviços para outras Secretarias de Estado. “Queremos que a Diretoria de Edificações foque nesse serviço, que é a sua especialidade, operacionalizando as obras do Estado como Unidades da Polícia, Hospitais e Postos de Saúde. Ao mesmo tempo vamos acelerar a migração dos convênios feitos com os Municípios para o Paranacidade, que tem no seu DNA esse tipo de atendimento”.

ASFALTO NOVO - Sob o comando de Camila, a SECID dará prosseguimento ao Programa Asfalto Novo, Vida Nova. Lançado em abril do ano passado, o Programa tem como objetivo pavimentar as Vias Urbanas dos pequenos Municípios do Paraná, levando também a infraestrutura urbana completa com galeria pluvial, calçada com acessibilidade e troca das lâmpadas tradicionais por iluminação LED.

A primeira etapa do Programa atendeu os Municípios com até 7 mil habitantes e a segunda etapa, lançada em novembro, os Municípios de 7 mil a 12 mil habitantes. Até o final de abril, somando as duas fases do Programa, foram 216 termos assinados para pavimentação, somando mais de R$ 960 milhões repassados a fundo perdido e 151 termos assinados para iluminação em LED, no valor de R$ 120 milhões de reais, Via Transferência Voluntária, chegando aproximadamente ao valor total liberado de R$1,1 bilhão.

Ao mesmo tempo, outros Projetos e linhas de atuação continuam de pé. No final de abril, por exemplo, houve uma reunião da Revisão da Carteira do Programa Paraná Urbano III, que conta com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa foi prorrogado por mais dois anos e vai durar até abril de 2026.