Em reunião, equipes da Secid e da prefeitura de Curitiba planejam ações para a Grande Curitiba 21/02/2024 - 16:00

O secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Pimentel, e equipe reuniram-se nesta quarta-feira, 21, com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para debater obras e projetos para a região metropolitana da capital em 2024 e 2025.

No encontro, realizado na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), foram apresentadas ao prefeito uma série de obras da secretaria que impactam os municípios da região metropolitana. “Cada vez mais temos pensado nos desafios e soluções para a região metropolitana de forma integrada, trabalhando em conjunto e unindo esforços porque somos uma grande cidade metropolitana”, disse Pimentel.

O secretário destacou que questões de transporte público, saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura urbana e segurança pública não dizem mais respeito apenas ao próprio município onde a obra acontece. “Por esse motivo, o diálogo entre governo do estado, prefeitura de Curitiba e prefeituras da região Metropolitana é constante. ”

Greca destacou que a reunião traça o planejamento do trabalho em conjunto entre Secid e prefeitura para este e o próximo ano. “O escopo dessa reunião é transformar a Grande Curitiba em uma cidade só. Fazer unificação de transporte, fazer unificação de malha viária e das ligações metropolitanas. A ideia é dar a essa grande cidade a dimensão de sua importância porque ela representa 40% da população do Paraná”, disse o prefeito.

Participaram do encontro o diretor-geral interino da Secid, Valdomiro Hrysay, as diretoras de Desenvolvimento e Integração e de Edificações Públicas, Roberta Guimarães e Tatiana Nasser e Silva, a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Scucato, e assessor de Desenvolvimento Municipal, Márcio Wozniack. Pela prefeitura, estiveram presentes o secretário de Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e a diretora de Planejamento do Ippuc, Suely Hass.