Em quatro anos do governo Ratinho Junior foi investido quase R$ 1 bilhão apenas em mão de obra nos 399 Municípios do PR 25/11/2022 - 12:52

Em 47 meses do Governo de Carlos Massa Ratinho Junior foram investidos, pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e Serviço Social Autônomo Paranacidade, mais de R$ 3,710 bilhões. Desse total, a maioria foi destinada a obras diversas e serviços que beneficiaram a população de mais de 11,5 milhões de habitantes nos 399 Municípios do Paraná. Destaca-se, desse valor total, quase R$ 1 bilhão pago para a mão de obra de trabalhadores em todas as Regiões do Estado. Isso corresponde a 16.300 salários mínimos, a cada mês, nos quatro anos de Governo de Ratinho Junior.

Só o Programa Meu Campinho ocupou trabalhadores para a realização de 248 Campinhos de Grama e mais 110 Módulos. “São um total de 359 unidades que oferecem um grande número de empregos e, mais ainda, oportunidades de mudança de vida a crianças e adolescentes, que podem se profissionalizar no esporte. E, ainda, proteção, com a retirada deles dos riscos das ruas, das drogas, dos traficantes e pedófilos”, enfatiza o secretário da SEDU,  Augustinho Zucchi.

Algumas obras de Meu Campinho, além de contarem com campos para o jogo de futebol, têm também meia quadra de basquete, recape para ciclovia, quadras poliesportivas, Academias para Idosos e Parques Infantis.

NO PARANÁ - Os Municípios que construíram Unidades de Meu Campinho ou Módulos no Paraná são: Almirante Tamandaré, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Alvorada do Sul, Ampére, Anahy, Andirá, Ângulo, Antônio Olinto, Apucarana, Arapongas, Ariranha do Ivaí, Astorga, Atalaia, Barra do Jacaré, Bela Vista do Paraíso, Boa Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Ventura de São Roque, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cafeara, Califórnia, Cambará, Cambé, Cambira, Campina da Lagoa, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Campo Bonito, Campo do Tenente, Campo Magro, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cantagalo, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Carlópolis, Catanduvas, Centenário do Sul, Chopinzinho, Cianorte, Clevelândia, Colombo, Conselheiro Mairinck, Contenda, Corbélia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do D´Oeste, Cruzmaltina, Curiúva, Doutor Camargo, Enéas Marques, Entre Rios do Oeste, Esperança Nova, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Floraí, Floresta, Flórida, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Francisco Beltrão.

Mais os Municípios de General Carneiro, Goioerê, Guapirama, Guaporema, Guaraniaçu, Guarapuava, Honório Serpa, Ibaiti, Icaraíma, Imbuituva, Inácio Martins, Inajá, Indianópolis, Irati, Iretama, Itambé, Itapejara d’Oeste, Itaperuçu, Ivaiporã, Ivatuba, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Janiópolis, Jardim Alegre, Jesuítas, Juranda, Jussara, Kaloré, Lapa, Laranjeiras do Sul, Lupionópolis, Mallet, Mamborê, Mandaguaçu, Mandirituba, Manfrinópolis, Mangueirinha, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon, Maria Helena, Marialva, Marilândia do Sul, Maringá, Marmeleiro, Marumbi, Mercedes, Miraselva, Missal, Moreira Sales, Munhoz de Mello, Nova América da Colina, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Londrina, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Ortigueira, Ourizona, Palmeira, Palmital, Paranaguá, Paranapoema, Pato Branco, Perobal, Pérola, Piên, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Pitanga, Porto Vitória, Prado Ferreira, Prudentópolis, Quatiguá, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Quitandinha.

E, ainda, Rancho Alegre, Realeza, Rebouças, Renascença, Reserva, Ribeirão do Pinhal, Rio Azul, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro, Rolândia, Rosário do Ivaí, Sabáudia, Salto do Itararé, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Helena, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Paraíso, Santo Inácio, São Jerônimo da Serra, São João, São João do Caiuá, São João do Triunfo, São Jorge do Ivaí, São Jorge d'Oeste, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Saudade do Iguaçu, Sertaneja, Siqueira Campos, Tamarana, Tapejara, Teixeira Soares, Terra Boa,  Terra Rica, Terra Roxa, Tijucas do Sul, Toledo, Ubiratã, União da Vitória, Uraí, Vera Cruz do Oeste, Verê, Vitorino, Xambrê.

EM 399 MUNICÍPIOS - Nos quatro anos de Governo Ratinho Junior, pela SEDU e Paranacidade foram realizadas 5.403 ações nos 399 Municípios do Paraná. Destas, 3.697 já estão concluídas, 578 estão em execução, 309 foram contratadas, 134 liberadas para homologação, 482 em licitação e nove estão aprovadas tecnicamente.

Com investimento total de R$ 3.710.298.065,58, viabilizados por Transferência Voluntária da SEDU ou por Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).  Entre essas obras estão: barracões industriais, Centros de Referência de Assistência Social, Unidade de Atenção Primária, Centros de Juventude, Ginásios de Esportes, Creches, Escolas Municipais, Hospitais, Postos de Saúde, Complexos Esportivos, Terminais de Transportes, Teatro Municipal e outras.

O maior número de obras foi destinado a pavimentação. Foram construídos 1.211,12 km, se somadas todas as 761 ações, distribuídas em obras: asfálticas, com pedra irregular, Blockret, lajotas, concretos e, ainda, para recape, urbanização e estradas vicinais.

A mão de obra também foi destinada a construções de aterros e esgotos sanitários, Parques, Praças, Iluminação Pública e outras. O aumento de trabalhadores no Paraná pode ser observado pelo número de salários mínimos pagos nos últimos 10 meses do Governo Ratinho Junior. Nesses meses, o investimento em mão de obra foi de R$ 602.408.102,13, equivalentes a 49.700 salários mínimos por mês.