Consulta Pública da 1ª Licitação do Transporte Coletivo da RMC recebe 181 contribuições 15/01/2024 - 11:51

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP, vinculada à Secretaria de Estado das Cidades - SECID) recebeu 181 contribuições na Consulta Pública da primeira licitação do Transporte Coletivo Metropolitano, uma etapa importante nessa fase externa do processo licitatório. Disponibilizada no site da Amep, a consulta recebeu mensagens e pedidos de usuários do transporte, entidades de classe, sociedade civil organizada e empresas do setor.

Os participantes tiveram acesso aos documentos do processo licitatório, permitindo a expressão de visões e ideias que abrangeram desde sugestões específicas, como a criação de novas linhas ou alteração de itinerários, até propostas mais abrangentes, focadas em melhorias gerais na qualidade do serviço prestado, como a adoção de veículos mais modernos e confortáveis, intensificação da fiscalização e aprimoramento da integração.

As contribuições serão integralmente analisadas no processo licitatório do Transporte Público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ao longo deste primeiro semestre, visando aprimorar significativamente o serviço oferecido, alinhando-o de forma mais efetiva às necessidades dos usuários.

A licitação do Transporte Metropolitano é um marco inédito que encerra décadas de operação por meio de permissões precárias. Além de regularizar a concessão, o objetivo fundamental da licitação é promover melhorias substanciais e modernização do serviço para o benefício dos cidadãos.

Uma das mudanças significativas é a inclusão de todos os 28 Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, indo além dos 19 já contemplados, e a Capital. Atualmente, cerca de 70% dos passageiros que se dirigem a Curitiba utilizam a Rede Integrada de Transporte.

O diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos, destaca que a licitação é um passo fundamental para o Transporte Público Metropolitano. "As contribuições da população são fundamentais para moldar um sistema mais eficiente e adequado às necessidades de todos. Estamos comprometidos em implementar as melhorias sugeridas, garantindo um serviço de qualidade", afirmou.

Agora, todas as contribuições estão sendo respondidas, avaliadas pelos técnicos da AMEP, e haverá uma devolutiva para cada manifestação. Na sequência, com o edital revisado e anuído pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), será realizada uma audiência pública para amplificar a participação popular.