ConCidades-PR realiza 49ª Reunião Ordinária com foco na 7ª Conferência Estadual das Cidades 18/06/2025 - 14:26

O Conselho Estadual das Cidades do Paraná (ConCidades-PR) promoveu, nos dias 16 e 17 de junho, sua 49ª Reunião Ordinária, onde conselheiros e representantes institucionais trataram da preparação para a 7ª Conferência Estadual das Cidades, entre outras deliberações.

A programação iniciou na manhã de segunda-feira (16) com apresentações do Diretor de Desenvolvimento e Integração da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), representando o secretário de Estado das Cidades e presidente do conselho, Guto Silva.

Após a abertura, seguiram-se as reuniões da Comissão Organizadora da próxima conferência e das comissões internas. O objetivo central foi alinhar diretrizes e estratégias para o próximo ciclo de debates sobre o desenvolvimento urbano sustentável.

Na terça-feira (17), o Pleno do ConCidades-PR deliberou sobre temas estruturais. Entre os principais encaminhamentos, destacam-se a definição da data da 7ª Conferência Estadual das Cidades - 27 a 29 de agosto, em lugar a ser decidido -, a avaliação das conferências municipais já realizadas e a recomposição das comissões organizadora e executiva.

Foram eleitos para a comissão executiva da 7.ª Conferência o agora presidente Osni Bazilio Mendes, além de Samir Jorge e Maria de Fátima Antão. Também foi aprovado o calendário de reuniões do conselho para o segundo semestre de 2025.

Em sua apresentação, o Diretor de Desenvolvimento e Integração da Secid, Marcos Junior Marini, ressaltou que um dos compromissos do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, ao assumir a pasta, em abril, foi a de incentivar a realização das conferências municipais, que já alcançam 243 realizadas ou em realização até o momento.

Segundo Marini, as discussões sobre uma série de áreas prioritárias do Governo do Estado têm colocado o Paraná na frente, com uma estruturada política de desenvolvimento urbano. “São sensíveis os temas de habitação, de saneamento básico, de mobilidade e de gestão urbana. Neste momento, é preciso confluir, para que a população tenha melhor qualidade de vida e mais equidade, o que discutimos no encontro”, disse ele, assinalando que a proximidade com a realidade local é fundamental para a formulação de políticas eficazes e justas. 

 “Como você promove o desenvolvimento? Com a construção social que está colocada, cujo capital social são vocês, as redes, todos os agentes, todos os atores interligados que possibilitam as diretrizes para um Estado cada vez melhor”, disse Marini à plenária.

O Secretário Executivo do ConCidades-PR, Orlando Bonette, reforçou a importância da participação ativa dos conselheiros e os bons resultados alcançados pelo encontro.

“Foi um importante momento, em que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado das Cidades, e do secretário Guto Silva, assumiu o compromisso da realização da 7.ª Conferência, que será uma das melhores do Brasil”, disse, afirmando que a reunião reforçou o compromisso com a promoção de uma governança democrática e participativa.

No encontro, segundo Bonette, ficou decidido que as conferências municipais realizadas até 30 de junho serão consideradas válidas, estendendo o prazo para municípios que não as fizeram.

A administração do governador Ratinho Junior tem como prioridade a aproximação com a população. O ConCidades-PR é um exemplo dessa política, com o objetivo de manter essa proximidade e fortalecer o diálogo entre governo e sociedade, trabalhando juntos para enfrentar esses desafios e construir um futuro melhor para todos os paranaenses.