ConCidades-PR encerra 2025 com grandes números de participação em eventos estadual e municipais 18/12/2025 - 15:23

O ano de 2025 marcou um ciclo de reorganização, fortalecimento e expansão das ações do Conselho Estadual das Cidades do Paraná – ConCidades/PR.
Em alinhamento às diretrizes da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), foram alcançados bons resultados na organização das conferências municipais, na preparação da etapa estadual e na consolidação das atividades do Conselho.
O destaque do ano se dá por conta da realização da 7ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em agosto em Curitiba, evento que marcou um importante momento de reflexão e construção coletiva sobre o futuro urbano do Paraná. A conferência reuniu cerca de mil e quinhentas pessoas ao longo dos dois dias de trabalho, entre representantes da sociedade civil, gestores públicos, acadêmicos e entidades setoriais, e contou com a mobilização de 241 municípios, suporte técnico, validação documental, criação de materiais oficiais e estruturação do evento estadual.
Além disso, foram realizadas quatro reuniões ordinárias e uma extraordinária, com o objetivo de ampliar o diálogo, fortalecer os segmentos e garantir alinhamento institucional.
Para o ano de 2026, já está em processo de organização a delegação para a Conferência Nacional, a ser realizada em fevereiro, e a definição do calendário 2026, com implementação das deliberações e ampliação das ações do Conselho.
De acordo com o secretário executivo do Concidades-PR, Orlando Bonette, o ano de 2025 consolidou bases sólidas para 2026, com avanços institucionais, técnicos e organizacionais. “A participação ampla dos municípios e a diversidade de pessoas que participam dos encontros mostram que as propostas de todos são importantes para a orientação e andamento do nosso trabalho enquanto governo. Tivemos mais de 240 municípios que realizaram suas conferências municipais e 339 que fizeram suas discussões de conselhos. Isso coloca o Paraná como o Estado que mais fez conferências no ano no Brasil”, afirmou Bonette.