Com recursos do Governo do Estado, Ramilândia terá 100% da iluminação pública a LED 06/03/2023 - 18:00

Os moradores de Ramilândia, na região Oeste, contarão com mais segurança e conforto, com a substituição de toda a malha de iluminação pública atual, convencional, por 309 luminárias a LED. Ao mesmo tempo, a Prefeitura ganhará com a redução de gastos com energia.

Os benefícios foram destacados pelo prefeito, Edson dos Santos, durante reunião com o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, na manhã desta segunda-feira (06), no Palácio das Araucárias, em Curitiba. No encontro, foi entregue o Edital de Homologação das obras, no valor de R$ 289.900,00.

“É um sistema avançado, de muita qualidade. Vai trazer benefícios para a população em geral. O nosso município tem muitos trabalhadores de frigoríficos que operam em sistema de 24 horas. Os trabalhadores que precisam sair para o trabalho ou voltar para casa no período da noite serão especialmente favorecidos”, disse o prefeito.

De acordo com Pimentel, transformar os municípios e levar qualidade de vida aos seus cidadãos é uma das missões da Secretaria das Cidades. "O prefeito merece o nosso reconhecimento pois buscou os recursos dentro desse programa de eficiência energética. Onde há iluminação, há segurança. Sempre que uma Prefeitura tiver bons projetos, a Secretaria estará pronta para liberar recurso”, afirmou.

Do total destinado ao projeto, R$ 275.405,00 são pelo Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades (SECID), quando não há a necessidade de devolução do dinheiro, enquanto R$ 14.495,00 correspondem à contrapartida municipal. O Edital de Homologação autoriza a Prefeitura a contratar a empresa que irá executar o projeto.

MAIS RECURSOS – No dia último dia 24 de fevereiro, Ramilândia recebeu outro Edital de Homologação para implantar uma Usina de Geração Fotovoltaica. Naquela data, foram autorizados R$ 300.000,00, dos quais R$ 285.000,00 tiveram origem no Programa de Transferência Voluntária e R$ 15.000,00 corresponde à contrapartida municipal.