Com recursos do Estado Guaporema construirá dois novos Barracões Industriais 25/10/2023 - 08:09

Guaporema, Município de 2.191 habitantes, no Noroeste Paraná, terá dois novos Barracões Industriais com a liberação de R$ 2 milhões pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (SECID). O recurso sai pelo Programa de Transferência Voluntária, quando não há necessidade de a prefeitura devolver o recurso.

Com a emissão do Edital de Homologação emitido pela Secretaria das Cidades, a Prefeitura poderá contratar a empresa vencedora da licitação e dar início à obra imediatamente. “Barracões Industriais geram postos de trabalho durante a construção e, depois, com a implantação das indústrias. Além dos empregos, impulsionam a criação de empresas e o pagamento de impostos, importantes para viabilizar outras Políticas Públicas em favor da população”, afirmou o secretário da SECID, Eduardo Pimentel.

Os Barracões serão levantados no Parque Industrial São Jorge e terão 1.000 metros quadrados de área construída cada um. Os projetos preveem a execução de movimentação de terra; implantação de drenagem de águas pluviais; fundações; estruturas; alvenaria, divisórias, muros e fechos; esquadrias, acessórios, vidros e espelhos; instalações elétricas e de telefonia, sistemas de proteção e de ventilação; instalações hidrossanitárias, de gás (GLP) e de prevenção de incêndios; revestimentos, impermeabilizações, pinturas e argamassas; pavimentação e calçamento, paisagismo e equipamentos externos

OUTROS – Guaporema tem, ainda, outros três projetos viabilizados pelo Governo do Estado e aprovados pela SECID. Um deles garante a revitalização da Praça Antônio Barranco Garcia, com o investimento de R$ 406,52 mil para a construção de palco, reforma do banheiro e revitalização do parque infantil (modelo Meu Campinho).

As outras duas ações são viabilizadas pelo Programa Asfalto Novo Vida Nova, também via SECID e por Transferência Voluntária. Com a liberação de R$ 288,90 mil, Guaporema poderá substituir as luminárias convencionais por LED, em todo o sistema de iluminação pública. Ao mesmo tempo, o Município recebeu R$ 5 milhões para aplicação em pavimentação asfáltica.

PROGRAMA – O Asfalto Novo, Vida Nova garantiu, na sua primeira fase, os recursos necessários para as Prefeituras das 160 cidades paranaenses de até 7 mil habitantes completarem a pavimentação em 100% das suas Vias Públicas e melhorarem a iluminação com luminárias mais econômicas e mais eficientes na totalidade das suas Vias Públicas.

Nesse Programa, o Governo do Paraná já investiu mais de R$ 500 milhões, em parceria com a Assembleia Legislativa, em benefício de mais de 750 mil habitantes e prepara o lançamento da segunda fase com recursos para Municípios de até 12 mil habitantes.